segunda-feira, 10 de março de 2014

(Auto)avaliação formação Parfor: uma professora comprometida com a profissão


Aos seis anos de idade entrei pela primeira vez na escola “Mário de Almeida Alcântara” para fazer o primário como era chamado na época... lembro-me, como se fosse hoje, daquela escola grande e limpa. Aos poucos, fui me adaptando naquele lugar que, no início para mim, era algo novo e inusitado. Logo fui fazendo novas amizades e de lá só saí ao terminar a oitava série, ou seja, o colegial.
Meu sonho era fazer magistério, porém não pude, devido a escola ser longe de casa, então acabei fazendo Técnico de Contabilidade na escola “Acácio de Paula Leite Sampaio” que era mais próxima, mas meu sonho não terminava aí.
Casei, tive filhos e mesmo eles ainda pequenos resolvi correr atrás do meu sonho e retomar o tempo perdido. Enfim, me matriculei na escola “Dos Andradas” para fazer magistério, e mesmo antes de terminar o curso, comecei a trabalhar em uma creche, na qual aprendi muitas coisas, mas meu sonho continuava.
Prestei concurso e consegui entrar para a Prefeitura Municipal de Cubatão, foi assim que tive a oportunidade de cursar Pedagogia, me inscrevendo na Plataforma Freire. Não foi fácil, não consegui entrar no meu primeiro cadastro, mas na segunda vez estava lá no meu e.mail uma chamada para fazer a inscrição e não pensei duas vezes. Esta era a oportunidade que eu precisava para seguir em frente.
Estou no sétimo semestre e nem acredito que consegui chegar até aqui, já que trabalho o dia inteiro e vou direto para a faculdade, porém eu precisava provar para eu mesma que eu era capaz. Das dezenas de alunos que estavam matriculados na nossa sala, no primeiro semestre, restaram apenas dez e, desde então, uma dá força para outra para que nenhuma de nós desista no último minuto do segundo tempo.
Estamos quase na reta final e me sinto orgulhosa de mim mesma, dos professores que já passaram pela nossa sala, bem como dos que estão conosco este semestre e das minhas amigas que, como eu, não deixam a peteca cair.
Hoje, tenho a certeza que sou uma grande profissional na área da educação, o Parfor me deu este presente. Estou bem mais madura e cada vez mais tenho a certeza de que é esta profissão que eu quero seguir. Os estágios contribuíram muito para a minha prática docente, assim como as trocas de experiências entre professores e amigas do Parfor. Claro que não posso deixar de fora as palestras e os cursos oferecidos pela Unisantos, nas Jornadas da Educação que também contribuíram muito com a minha prática docente.
Portanto, eu só tenho a agradecer a todos os envolvidos que, com certeza, fizeram de mim uma professora que faz de tudo para dar o seu melhor e que cada vez mais se sente comprometida com a profissão.

Cláudia Costa - 7º Semestre 2014/1

Um comentário:

  1. Querida Cláudia

    Parabéns! Seu esforço e sua perseverança estão lhe conduzindo ao sucesso.
    Beijos.

    Professora Margareth

    ResponderExcluir