sexta-feira, 28 de setembro de 2012

O gosto pela leitura desde a Educação Infantil

A experiência que relato aconteceu em uma Unidade de Educação Infantil, onde trabalho e que teve grande significado e importância na minha prática pedagógica.
O projeto Leitura Total foi muito significativo. Baseou-se na leitura diária na sala de aula e na contação de histórias, parlendas e outros gêneros textuais.
Produzimos caixas de histórias, contendo objetos, personagens e materiais relacionados a uma determinada história. Essas caixas foram utilizadas nos momentos de interação e contação de histórias. Foram feitas dez caixas de histórias que circularam por todas as salas, desde o infantil um ao infantil cinco. Também fizemos o empréstimo de uma pasta para as crianças com diferentes textos para que levassem para casa, socializassem com os familiares e escolhessem qual a leitura que seria trabalhada, bem como a realização de registro pela criança e adulto com as impressões e pontos mais significantes do que foi lido. Esse material foi retomado nas rodas de conversa e demais atividades pertinentes.
As crianças da Unidade fizeram uma visita à Biblioteca Municipal e participaram de um projeto, Recreio na Biblioteca, para que pudessem conhecer os espaços de leitura disponíveis para a comunidade, o funcionamento de uma biblioteca e seu riquíssimo acervo.
No dia da Leitura Total, realizamos a contação de histórias no pátio da escola para todas as crianças, e também tivemos a visita de um contador de histórias na unidade escolar.
Fizemos a mostra de leitura e de atividades relacionadas ao tema para toda comunidade do entorno, fortalecendo a relação família-escola.
A infância é o momento em que as crianças estão mais propícias a desenvolver hábitos e adquirir conhecimentos, por isso considero que seja essencial estimular as crianças a gostarem de ler desde bem pequenas. É necessário mostrar às crianças que o ato de ler, além de poder ser usado como obtenção de informação, pode ser muito prazeroso e lúdico.
Durante todo o processo, foram avaliados o prazer e o interesse demonstrados pelos professores, alunos e família acerca da leitura e o envolvimento com o projeto pedagógico desenvolvido.
Esse projeto pedagógico despertou o gosto pela leitura de livros e demais suportes (gibis, revistas, parlendas, entre outros), possibilitou, ainda, introduzir esses diversificados e ricos suportes textuais na vida das crianças desde sua tenra idade.
Durante os primeiros anos, antes de ser alfabetizada, a criança ainda não poderá ler convencionalmente, mas se apropriará da ação da leitura através de estratégias de leitura. Poderá também ouvir histórias, recontá-las, manusear livros, sequenciar ilustrações e esse contato deve ser promovido na Educação Infantil.

Valdirene Sá Teles de Souza - 4º Semestre 2012/2.

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