terça-feira, 4 de setembro de 2012

História recheada de amor...


Há algum tempo percebo que gosto de História. A do dia-a-dia, do mês e dos séculos passados. Como é intrigante descobrir, através da leitura, que alguns filósofos e pensadores já escreviam, há muitos séculos, sobre o que vivenciamos hoje. 
Estou falando isso, porque descobri Comenius e sua ¨Didática Magna¨. Como é atual o seu pensamento! Leitura envolvente que emociona e faz pensar no seu amor tão verdadeiro ao próximo. Amor este descoberto pelos ensinamentos que Deus, através do seu evangelho, nos deixou. E que maravilhoso ser! Que de forma tão profunda transformou este amor em conhecimento em prol da humanidade.
E aí, caros leitores? Imagino que estejam pensando (aqueles que ainda não leram) o que será que Comenius escreveu de tão interessante? Bom, primeiro gostaria de deixar a dica: para quem não leu, que o faça e para aqueles que já leram, mas de forma superficial, que refaçam a leitura, pois vale a pena!
Comenius escreve de forma precisa, minuciosa, detalha a forma correta de ensinar, o tempo que se leva, os caminhos a seguir, a melhor forma para atingir o educando de forma positiva e construtiva. E tudo isso recheado com muito amor e dedicação.
Sinto-me envolvida com esse projeto de Comenius: o de educar pelo amor. Quando estou na sala de aula com meus ¨ aluninhos¨, vejo a responsabilidade de tê-los comigo, com os olhinhos vidrados em mim esperando a próxima ação.
E é isso que precisamos entender. O verdadeiro, o real papel do professor é o de buscar conhecimento, envolvimento na sua causa maior que é Educar.

Edna de Araújo Nascimento Cirqueira - 2º semestre 2012/2

Nenhum comentário:

Postar um comentário