quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Jornada do Projeto Integrador


Bem diferente do ano anterior (2016), este ano as turmas do Parfor foram lembradas com carinho, embora, por motivos de força maior, ficamos algumas sextas-feiras sem aulas de Educação e Linguagem II. Essas ausências de aulas comprometeram o andamento do desenvolvimento dos trabalhos e ficamos um tanto desnorteados.
Tínhamos as instruções no Moodle, mas estar em sala de aula sob as instruções do professor, não tem comparação. 
Tenho que registrar que alguns alunos fazem parte da turma do “deixa para lá”, outros do “deixa eles fazerem, depois põem nosso nome, e os que dizem “a culpa é do professor”. Sob esse ponto de vista, tenho uma questão: onde está o comprometimento de cada um? 
No decorrer do processo de construção do PI, começo, meio e fim, passamos por muitas divergências, intolerâncias e falta de respeito com os próprios pares. As aulas foram planejadas em laboratório por grupos subdivididos. 
Uns muito participativos, preocupados com a boa execução dos trabalhos e bem-dispostos em ajudar com o que fosse preciso e outros sequer se pronunciavam. Trabalhar em grupo, realmente não é fácil, mas agregador. 
A jornada do meu grupo, a princípio, foi planejada de uma maneira, no dia da execução, um componente teve um imprevisto, fomos obrigados a mudar de tática. Ao invés de trabalharmos juntas, nos fragmentamos e aplicamos as atividades separadamente, uma aplicou o filme do personagem que escolhemos (Dumbo) e fez uma roda de conversa, eu confeccionei as máscaras de personagens infantis e a terceira componente aplicou uma dinâmica, na qual as crianças eram postas em situações diversas de diversidade, e tinham que relatar como cada uma se sentiu diante da dificuldade proposta. 
A devolutiva dos alunos foi bem positiva. Todas as soluções que eles apontavam estavam relacionadas em ajudar o próximo, o companheirismo e o amor estavam bem explícitos em todos. Nos emocionou bastante. 
A criança é uma caixinha de surpresa. Quando penso nesse fato, a principal ideia que me vem à mente é a convicção de que a educação infantil será meu foco. 
O resultado geral do PI foi esplêndido, tivemos a oportunidade de mostrar aos nossos mestres, que somos capazes e quão boa é a qualidade dos nossos esforços. 
O segredo é respeitar e aceitar o que o outro tem a oferecer, cada qual no seu tempo. Confesso que já espero pelo tema de 2018.

Lucia Helena Silva de Almeida
4º semestre - Pedagogia/PARFOR

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