quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

A Vida do Professor de Educação Física





Sempre gostei de futebol, natação e tudo que era relacionado ao Desporto. Assim, me tornei Professor de Educação Física, pensando que seria fácil trabalhar com o que gosto, sem pensar que no dia-dia a realidade é outra. Aprendi que a vida desse profissional  não é nada fácil. 
A maioria das pessoas pensa que o professor de Educação Física só serve para salvar as folgas dos professores de outras disciplinas, através do HTI, jogar bola com os alunos e fazer a recreação no final do ano. Na verdade, o professor de Educação Física é muito mais do que essa caricatura, ele é um profissional assalariado preocupado com o melhor aproveitamento educacional, observando e elaborando aulas para cada tipo de dificuldade encontrada individualmente na sala de aula.
Essa espécie que teima ministrar aulas, vive em seu habitat natural fazendo o que é sobrenatural, reformando as quadras das escolas, muitas vezes trabalhando como Roçador e Gari, para limpar todo o matagal e remover os lixos nas áreas esportivas, deixadas por falta da manutenção escolar, tudo isso para poder dar uma boa aula. 
Tem que ser psicólogo para saber lidar com as situações pelas quais os alunos estão passando e até Assistente Social para comprar tênis e/ou algum material desportivo que esteja faltando para os alunos.
Estou ficando velho e cansado, acredito que não ficarei muito tempo nesta área, não porque não goste, mas por nunca ter visto um professor de Educação Física velho dando aula para a criançada. Tenho a noção de que preciso evoluir e acredito que o único jeito é manter-me atento à oportunidade que estou tendo em estudar, pois o ensino do PARFOR é gratuito, mas o diploma “custa caro”. 
Hoje dou uma grande importância para o aprendizado por meio da pesquisa, creio que será válido para me tornar um grande professor, pois depois de toda batalha para chegar ao final do 4º semestre deste curso e ter passado pelo crivo da correria do dia-dia durante meses, fico super feliz com os resultados alcançados. 
E ao entrar nessa fábrica de malucos que é a nossa classe, fico satisfeito em poder entender, através das pesquisas e com a ajuda de todos os professores, a selecionar melhor os conteúdos e aprender sobre diversos assuntos, como por exemplos: aula intensiva sobre semiótica, como levantar a cadeira sem fazer barulho em sala de aula e trabalhar em conjunto sobre pressão e em tempo recorde, entre outras coisas. 
Por fim, todo tipo de aprendizado através da pesquisa foi válido, principalmente por ter nos ensinado a conviver uns com os outros, para termos a capacidade de refletir e nos colocarmos diante das dificuldades que juntos possamos resolver, e assim aprendemos de verdade educar, educando.

Mark Jean de Carvalho Alves
4º semestre - Pedagogia/PARFOR

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