quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Incorporar o hábito pesquisador


Final de semestre. Concluída mais uma etapa. Dois anos se passaram tão rapidamente, mesmo fracionados em quatro semestres. Únicos e importantes para a minha formação docente. A caminhada continuou com mais experiências, aprendizados, compartilhamento de saberes e ideias e, sobretudo, novas conquistas e realizações.
O quarto semestre assim se apresentou e trouxe mais desafios propondo, através da pesquisa e da investigação, o conhecimento de novos saberes e novas práticas em prol de uma significativa aprendizagem. 
As disciplinas e conteúdos mesclados com mais busca pelo conhecimento, com mais necessidade da pesquisa para fundamentar e embasar meus estudos. A contribuição positiva e fundamental para minha formação. Possibilita a construção e o aperfeiçoamento do profissional que pretendo ser.
O aluno-professor pesquisador agora inicia uma nova fase. Uma nova etapa que rompe o conforto dado pelos textos e artigos trazidos ou compartilhados pelos professores e que agora necessitam da pesquisa para gerar novos conhecimentos.
Confesso que ainda tenho dificuldades em utilizar uma pesquisa mais aprofundada nas minhas atividades, seja na universidade, seja na minha prática diária como educador. Embora essa seja uma realidade do meu cotidiano, posso compreender a importância da pesquisa como um processo para a construção do conhecimento. 
A reflexão que me cabe agora é incorporar o hábito pesquisador e tornar-me um aluno-professor construtor e formador do meu desenvolvimento. Pesquisar para auxiliar na compreensão da realidade. Investigar para orientar minhas ações. Buscar respostas para meus questionamentos. Ter curiosidade por um mundo diferente. Conhecer o que acontece no mundo. Aprender através da pesquisa. 
Durante o quarto semestre, pude observar a diferença existente entre os semestres anteriores e o atual, pois exigiu mais aprofundamento e motivação. Sem dúvida, foi um período de renovação e aprendizados. Ainda bem que os professores, na sua maioria, instigaram e motivaram nossas práticas, a partir da solicitação da pesquisa como alicerce para a construção do conhecimento. 
As aulas de Educação e Linguagem promoveram positivamente a incitação para a pesquisa. O Projeto Integrador também, e não só para a pesquisa contida em livros, revistas e artigos, mas também para a pesquisa referente a ferramentas de tecnologia que possibilitaram a construção coletiva de um produto final interessante. Enfim, entendo também a necessidade do professor que estimula e contribui para esta formação do aluno pesquisador e que contribua para seu desenvolvimento.
Sei que a partir do próximo semestre as exigências aumentam e que a pesquisa se tornará condição obrigatória para minha formação, qualificação e crescimento como profissional da educação. 
Cabe ainda registrar aqui que eu estou preparado para mais esta etapa, para mais este desafio. Também me mostro apreensivo e pronto para o novo que todos os dias está a minha frente e permite que eu cresça consciente do meu papel na sociedade. Que venham então os próximos semestres!

Paulo Henrique Morais Grave
4º semestre - Pedagogia/PARFOR

Nenhum comentário:

Postar um comentário