sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Cooperação acima de tudo


Neste semestre, tive algumas surpresas e muita aprendizagem.
Mergulhei no universo infantil, através dos estudos sobre a “Psicanálise dos contos de fadas”, com base no livro de Bruno Bettelheim. Não tinha a menor ideia sobre esta análise e visão das histórias infantis. Gostei muito, pois vi como são interessantes e como mexem com as emoções e podem interferir na formação da personalidade das crianças.
Considero os estudos sobre a “Estrutura da narrativa da literatura” e a “ Literatura infantil/juvenil no Brasil”, destacando a importância de Monteiro Lobato, complexos e instrutivos.
Os conteúdos dos estudos citados acima despertaram minha curiosidade e enriqueceram meus conhecimentos.
No início, quando foi proposta uma análise de um trecho do livro de Monteiro Lobato, baseado nas teorias, tive dificuldade, mas depois consegui fazê-la, o que me deixou bem satisfeita.
O “Projeto Integrador”, elaborado pela classe, e o “Projeto de Literatura Infantil”, elaborado em grupo, foram as experiências mais gratificantes para mim neste semestre.
No “Projeto Integrador” da classe me surpreendi pelo resultado positivo apresentado. Vi que todos queriam que desse certo, e quando isto ocorre, existe a recompensa. Cada um fez a sua parte e todos contribuíram para um objetivo em comum: apresentar um ótimo trabalho. Como já passamos por esta experiência, creio que, no próximo, poderemos aperfeiçoar ainda mais. Gostei muito de ter feito parte desta realização.
No “Projeto de literatura infantil”, em grupo, fiquei muito feliz com o resultado final. Entretanto, houve dificuldades que atrapalharam muito o andamento de sua elaboração. Tenho a necessidade de aqui expressá-las, pois me incomodaram muito e interferiram negativamente.
Sempre considerei que o trabalho em grupo é realizado por todos os componentes deste. Fiquei afastada por duas semanas, por recomendação médica, e quando retornei, pude retomar o andamento. Mesmo nesta situação, não desisti em continuar. Minha vontade de finalizar era maior. Minha vontade e interesse em fazê-lo se sobrepuseram e se não fossem estas, tenho a certeza de que não teríamos conseguido. Apesar de tudo, mesmo com estes fatos negativos, obtive muitos aprendizados.
Aprendi a pesquisar, como fazer a fundamentação num texto, como elaborar um projeto e todos seus componentes. Aprendi que, infelizmente, não posso mudar a mentalidade de pessoas que não têm o espírito de equipe. Apesar delas, insisti e não desisti até conseguir. Quando consegui, tive um sentimento de “superação” que foi muito prazeroso e que me deixou muito feliz.
Como professora, considero o trabalho em grupo uma boa estratégia de aprendizagem. Entretanto, o desencontro de interesses pode prejudicá-lo.
O acompanhamento, a disponibilidade, as orientações do professor são muito importantes neste processo. Por isso, agradeço muito sua ajuda e acredito ter sido muito importante para iniciar, desenvolver e finalizar este trabalho. Fatores estes que fizeram com que eu não desistisse e me esforçasse até o final para que fosse realizado, mesmo quando fatores externos tentavam me impedir.
Obrigada por tudo. E até a próxima!

Vera Claudia de Castro Rios Motta
Pedagogia Parfor 2 - 4º Semestre

Nenhum comentário:

Postar um comentário