quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Ensinar e aprender


O educador tem muito o que aprender com seus alunos. Feliz daquele que compartilha o que sabe e aprende o que ensina.
Mais um semestre que finalizamos e, desta vez, o desafio foi grande. A proposta da professora era para que elaborássemos um projeto de literatura infantil, em grupo, para ser aplicado no local onde atuamos. 
Na hora, me senti muito insegura, pois nunca havia realizado um projeto. Pensei: “Será que vamos conseguir?”.
Decidimos que iríamos trabalhar com o tema “diversidade racial”, usando o livro de literatura infantil “Menina Bonita do Laço de Fita”, de Ana Maria Machado. Pensamos de que forma trabalharíamos esse tema, de um modo lúdico para que as crianças entendessem.
Iniciei em minha sala com a leitura do livro e mostrando as imagens, no primeiro momento, em seguida, mostrando bonecas negras e brancas. 
Realizamos pesquisas em revista sobre pessoas diferentes e confeccionamos bonequinhas negras, explicando para as crianças que não importa a cor da pele, porque temos que respeitar uns aos outros.
Junto com meu grupo, realizamos um teatrinho de fantoche e o retorno foi muito bom. Todos interagiram de maneira muito positiva, pois observei alegria em cada rostinho. Para mim, foi maravilhoso.
A parte prática foi muito boa, porque a vivenciamos em nosso cotidiano, no local onde atuamos, mas ainda faltava a parte escrita para concluir o projeto. Parte essa que conseguimos realizar graças à ajuda de nossa querida professora. Acredito que as dicas que ela deu foram muito valiosas para concluirmos o projeto.
Confesso que, para mim, foi muito difícil, pois não domino a escrita. Penso, mas na hora de passar para o papel é difícil.
Meu processo de aprendizagem é gradativo, a cada dia aprendo um pouco e desempenho da melhor maneira possível.

Elza Ferreira dos Santos
4º semestre - Pedagogia/PARFOR

Nenhum comentário:

Postar um comentário