terça-feira, 5 de abril de 2016

Borboleta de Paulo Freire


"Borboleta" é a expressão que vou usar para descrever o meu curso de Pedagogia. Vou explicar minha colocação. 

A transformação de uma borboleta acontece em quatro frases: o ovo, a larva, a pupa e o estágio adulto. Na Pedagogia, nos dedicamos a quatro anos de aprendizado, dedicação, conhecimento
e muita paciência. 
No meu primeiro dia de aula, foi citado o nome de Paulo Freire, umas dez vezes. Fiquei me perguntando quem era esse cara que se chama Paulo Freire? E por qual motivo o site do MEC, no qual me inscrevi, recebeu o nome de Plataforma Freire. 
Fui pesquisar e claro! Fiquei fascinada pela sua grandeza. Coincidência! O primeiro vídeo a que assisti foi justamente “Educação e Transformação”, uma entrevista com Paulo Freire. Nessa entrevista, Freire explica que, diante da pergunta "se já havia lido Marx", e ele não tinha lido e nem o conhecia, decidiu ir a Marx, assim como fui a ele. 
Tenho orgulho de fazer parte deste Programa de Formação de Professores Parfor, que está associado ao nome de Paulo Freire, um mentor da educação, reconhecido internacionalmente por idealizar um método revolucionário de alfabetização de adultos e criar pedagogias, como a Pedagogia do Oprimido e a Pedagogia da Autonomia. 
Quero me espelhar em Paulo Freire e levar a educação para as pessoas, para que elas, um dia, mudem o mundo, assim como a Pedagogia está mudando o meu mundo.
Assim que me transformar em uma borboleta da Pedagogia Parfor, vou levar não só o que aprendi aqui, mas também os amigos que o destino nos fez voar juntos.

Ana Dina de Araujo - Curso de Pedagogia - 1º semestre

Nenhum comentário:

Postar um comentário