terça-feira, 23 de outubro de 2012

Um olhar no futuro


Hoje, domingo, 30 de setembro de 2.012, refletindo acerca desses dezoito meses que se passaram, constato que nossa classe compõe-se hoje daqueles alunos que, persistentes, sabem o que querem da vida. Querem e não desistem de seus ideais, rumo à tão sonhada formação acadêmica. 
Ainda que já tenham atingido o degrau do profissionalismo, exercendo suas atividades, tendo como base sua formação escolar de nível médio conseguida, muitas vezes, com sacrifícios pessoais, ainda assim, buscam o aperfeiçoamento, legitimado pela formação superior, essencial para o desempenho das funções, objeto do curso. São pessoas que têm um olhar no futuro, buscando o aperfeiçoamento de seu conhecimento, ampliando sua visão, tanto na vida, como na carreira profissional, constatando nesses companheiros uma sede de aprender e de transmitir o aprendido, ou seja, compartilhar.
Quando iniciamos o curso, em 2011, éramos 30 alunos, se não me engano. Já no primeiro semestre, houve uma boa desistência, pois ir todos os dias para a faculdade, depois de um dia de trabalho, tornara-se rotina árdua para todos. Começaram, então, os trabalhos e provas, que desmotivaram outra parte da sala, tanto que, no segundo semestre, só éramos 17 alunos. Antes de terminar o semestre, houve outra desistência. Os que ficam olham um para outro se perguntando quem será o próximo?
No terceiro semestre, quando tudo parecia ter se normalizado, outra baixa no quadro de alunos da sala. O quarto semestre sequer iniciou e pouco depois a Claudia, Cristina e Myriam deixaram de fazer parte da nossa sala. Eu me pergunto o porquê de tanta desistência em nossa sala, já que, ao assumirmos o compromisso com a faculdade, sabíamos que não seriam poucas as dificuldades, porém, se temos um objetivo na vida, torna-se imperativo olharmos para o futuro e seguirmos em frente, ainda que sob a égide do esforço pessoal, muitas vezes, além do esperado.
Só posso pensar e desejar uma coisa: nós somos vitoriosos e com nossa persistência venceremos os obstáculos que, por ventura, venham querer impedir nossa tão almejada vitória.

Vera Lucia Morgado - 4º semestre 2012/2

Nenhum comentário:

Postar um comentário