quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Só ensina quem aprende...

Entendendo desenvolvimento como a aquisição de uma nova habilidade, verificamos a necessidade do estímulo que funciona como mola propulsora para que se dê a dita evolução.
Assim sendo, compreender a importância do papel do educador, nesse contexto, é de suma importância, pois, sem o cumprimento devido de seu real papel, a aquisição do aluno para realizar uma habilidade nova ficará prejudicada.
Alguém pode oferecer o que não tem? Não existindo essa possibilidade temos que aproveitar ao máximo todo conteúdo oferecido pela Universidade, já que esta tem contribuído em muito para que ocorra em nós importantes aquisições. Através do incentivo à pesquisas, palestras, exposições, oficinas, entre outros. Como ocorreu durante a semana de 26 a 29 de setembro, oportunizando aos alunos a assimilação de conteúdos densos, mas trazidos de forma simples, não deixando dúvidas como as que colecionamos durante a produção das pesquisas.
A busca do conhecimento deve ser constante, para correspondermos à necessidade daqueles que dependem da nossa intervenção. Participar desses eventos é uma excelente maneira de presenciarmos e experimentarmos situações que nos cercam diariamente, mas que não dominamos por ignorarmos determinados aspectos do comportamento de nossos alunos. Dificultando e, às vezes, até impedindo a nossa prática docente.
Muitas foram as contribuições adquiridas através desse Seminário de Pedagogia. Uma, em especial, foi a que trouxe a Profa. Dra. Kátia Lomba Bräkling, na palestra Alfabetização e Práticas Sociais de Leitura e Escrita, que, com muita propriedade, discorreu sobre a separação dos aspectos da linguagem. Aspectos esses que, apesar de se apresentarem de forma intrínseca, devem ser distinguidos, para que os problemas dessa natureza possam ser reconhecidos e solucionados.
A compreensão do assunto organizou toda leitura que havia feito, tornando-a palpável, fato importantíssimo para quem trabalha com alfabetização. A grafia é apenas o desenho de um símbolo, uma reprodução, e a linguagem é uma ação social que, por sua vez, depende das condições que o sujeito se encontra para realizá-la. Ficou claro que, na alfabetização, não devemos focar a transcrição da fala, mas sobretudo oferecer recursos compreensíveis ao contexto dos alunos para promoção de novos saberes.
Uma frase citada pela palestrante que resumiu muito bem toda sua fala foi: ̋ a consciência de si nasce e cresce imersa na consciência alheia ̋ (JOBIM). E não há outro meio de oferecer recursos eficazes de aprendizagem sem a devida preparação, busca, conhecimento! E para isso deve ser melhor aproveitada toda oferta de aprendizagem dentro e fora da universidade. Uma vez que só ensina aquele que aprendeu...

Edina de Oliveira - 2º semestre 2012/2

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