sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Conhecimento


Dia desses lembrei-me de uma passagem da minha vida do tempo que era adolescente. Quando estava cursando o 2º grau, hoje ensino médio, podíamos escolher entre fazer o curso regular ou junto com o Magistério. Era muito bom, porque, ao término do curso, já saíamos com uma profissão. 
Lembro-me que meu pai me aconselhou a fazer junto com o Magistério, porque o sonho dele era ter uma filha professora, profissão que sempre admirou. No entanto, naquele momento, achei um absurdo meu pai fazer aquele pedido, recordo-me até das palavras que usei “Deus que me livre! Só sendo louco para querer tal profissão!”
Interessante, quando somos jovens, como pensamos diferente! Sempre achamos que sabemos tudo, que o tempo para, esperando nossas decisões. Desse tempo para cá muita água rolou... Percorri caminhos, fui vivendo, conforme a vida me levava. Uma das vantagens nessa idade é que não se pensa muito no futuro, apenas vive-se... E aí, com o passar do tempo, a maturidade chegou e com ela as lembranças dos conselhos recebidos que, com prazer, resolvi colocá-los em prática.
Hoje sou professora e continuo a ser aluna. As experiências que vivencio em sala de aula são de grande valia. Montamos um Jornal Mural, algo jamais imaginado por mim, não sabia nem como começar, até as primeiras explicações eram confusas. 

Fico imaginando que deve ser mais ou menos assim como uma criança se sente ao ser alfabetizada, depois que há o entendimento, tudo se encaixa. Sei também que há muito por vir, cada aula tem um enfoque especial como as duas últimas. Em uma dessas aulas assistimos a um documentário profissional sobre música e poesia, e na outra, à apresentação de dois documentários produzidos pela turma do 4º semestre, sobre o tema "Alfabetização". O primeiro documentário apresentado, "Alfabetização: algumas leituras, muitas histórias", registrou diferentes interpretações sobre o conceito alfabetização (alunos, professores, psicóloga, pesquisadoras), e as implicações desse processo na formação dos futuros cidadãos. O segundo documentário, "Alfabetização & inclusão", registrou como uma professora de educação especial alfabetiza uma criança com deficiência visual. Todas essas informações vêm para enriquecer e aprimorar meus conhecimentos. E conhecimento é algo que ninguém nos tira, é para a vida toda!

Edna Cirqueira - 2º semestre 2012/2

Nenhum comentário:

Postar um comentário