quarta-feira, 10 de outubro de 2012

O que me comove?

Ao ler, revisar e até mesmo escrever como coautora de meus alunos, fico avaliando o que fica registrado na memória como produção de conhecimento para cada um de nós?
Fazendo uma retrospectiva da minha trajetória de aluna no curso superior de Letras, aqui na UniSantos, e de Pedagogia, em outra instituição, tento me lembrar do que mais me marcou. Constato que estudei em uma época em que o TCC não era exigido, assim, consegui produzir alguns textos de análise literária e resenhas de livros. Acho que muito pouco de cunho autoral. Somente, no Mestrado em Educação, aqui na UniSantos, é que consegui escrever uma dissertação que posso dizer que foi minha estreia como autora, com o título "A construção da autoria pedagógica na formação de educadores".
Hoje, no papel de professora universitária, procuro criar condições para que meus alunos se construam como autores de suas produções acadêmicas, porque acredito que é isso que os marca e os comove. E é isso que me comove, também, vê-los se sentindo capazes de construir textos complexos, seminários, documentários, artigos... Como foi o caso do nosso Jornal Mural da Pedagogia, com as alunas do segundo semestre do Parfor.
Fiquei comovida com o orgulho que sentiram ao se verem como autoras em processo de crescimento!

Professora Rosana Pontes






Nenhum comentário:

Postar um comentário