quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Um lugar especial


Uma praça da moderna Goiânia

Eu nasci em Goiânia, uma cidade que pelo pouco que sei a respeito é maravilhosa, de onde muitos artistas têm se destacados na mídia. No entanto, não cheguei a conhecê-la, pois meus pais vieram para Itanhaém quando eu era ainda bebê com 11 meses de vida e daqui não mais saí. Um dia, quem sabe irei conhecer a cidade em que nasci!
Minha mãe é natural de Itanhaém e meu pai de Pernambuco, mas eles resolveram criar sua família na singela e histórica cidade de Itanhaém, a segunda cidade mais antiga do Brasil.
Moramos um tempo com meus avós maternos, depois meu pai comprou um terreno, num bairro em formação na época (1970), e, praticamente sozinho, levantou tijolo por tijolo, construindo nossa casa que até hoje permanece lá, onde minha mãe também ainda mora.
Esse bairro se chama Savoy e lá vivi minha infância, fui feliz,  conheci meus amigos, estudei, namorei e de onde saí quando comecei a construir minha família. Voltar a morar lá? Um desejo, um sonho que, no momento, é impossível de se realizar, pois é um bairro que cresceu muito e os imóveis ficaram caros.
Entretanto, Itanhaém é, para mim, especial, foi ela que me acolheu, é onde trabalho e vivo com minha família. É calma com pouco desenvolvimento, o progresso está chegando devagar, mas logo se parecerá com tantas outras com grandes comércios, com grande número de habitantes, muitos veículos circulando.
De acordo com Lucrecia D’Aléssio Ferrara (2005, p.39), “ a transformação de um espaço em lugar, a partir da percepção do usuário, supõe desmascarar a cidade como espaço trivial, quotidianamente igual e exposto aos olhos de todos; na realidade, a percepção urbana evidente na leitura supõe uma interpretação da imagem da cidade que vai além da coleção de fotos de um determinado ambiente".
Após ter estudado esse livro, pude observar a analogia que a autora faz entre passado e o presente como uma forma de leitura sem palavras. Segui os procedimentos de Leitura que a autora indica e pude observar que a cidade, onde moro, o bairro onde cresci são muito importantes para mim e ainda como essa cidade é linda. Hoje, quando faço o trajeto de casa para o serviço, vou observando cada espaço por onde passo e vou fazendo a leitura desses lugares que antes eu nem fazia conta de como eram bonitos e que tinham sua história modificada a cada dia que o homem vai agindo.
Sou feliz nessa cidade, não queria nunca ter que sair daqui, mas não esqueço que nasci em outra cidade que um dia vou conhecer e aí farei a leitura dela pessoalmente.


Irene Gomes da Silva - 4º semestre 2012/2

 Praia de Itanhaém

Nenhum comentário:

Postar um comentário