sexta-feira, 3 de maio de 2013

Uma viagem investigativa inesquecível

                                               Parque da Luz

Sábado, 20 de abril, foi o dia escolhido para o nosso passeio até o Museu da Língua Portuguesa e Museu Paulista. O dia amanheceu lindo, digno de um passeio. 
Tudo foi combinado com antecedência. Dias antes do passeio, a professora Thais usou sua aula para nos explicar como preparar o aluno para uma viagem investigativa/estudo do meio e sua importância. E, como futuras professoras, como devemos proceder com nossos futuros alunos com suas ansiedades e expectativas que sempre acontecem quando são informados que irão participar de passeios escolares. O que devemos conversar antes da viagem/passeio, explicar sobre tempo, percurso, o que esperam, se já conhecem o lugar, explicar previamente o que irão ver, o assunto que irão discutir depois; sobre o ônibus, perguntar para os alunos se já têm conhecimento sobre esse meio de transporte; que irão sentados com alguém do seu lado (a criança cria muita expectativa em relação a quem sentará do seu lado, se irá sozinha, o tempo que irá durar a viagem). A professora nos explicou que a criança quando previamente avisada, sente-se mais segura. 
Levar o aluno a pensar previamente sobre objetivos, planejar com clareza o que aprender para que sua investigação seja produtiva, em relação ao estudo do meio. Que haja solidez daquilo que se propõe. A professora Thais colocou com tanta clareza que todas as minhas dúvidas como docente/discente foram esclarecidas. Saber o que buscar e o que esperar, nos dá mais firmeza e confiança. 
O dia amanheceu lindo, com o sol brilhando na medida certa. No horário combinado, partimos rumo a São Paulo. Dentro do ônibus, o clima entre as colegas de classe era de alegria e descontração. Pelo caminho, íamos observando tudo o que era belo e diferente ou, mais precisamente, cenários diferentes dos quais costumamos ver. 
Chegamos primeiramente ao museu da Língua Portuguesa que fica dentro da Estação da Luz, um prédio histórico e belo. Subimos de elevador até as salas de apresentação. Logo de início ouvimos a voz inconfundível de Arnaldo Antunes declamando um poema. Depois, em outro ambiente, fomos assistir a uma breve apresentação sobre a origem da nossa língua portuguesa, na voz de Fernanda Montenegro. Nesse momento, senti que me arrepiei. Como algo tão simples pode nos tocar de forma tão contundente! Uma viagem na história de como tudo começou... Tiramos várias fotos para registrar esse momento leve e importante que estávamos vivenciando. 
Saímos do Museu da Língua para irmos direto almoçar no Shopping D, passamos uma tarde agradabilíssima. Depois do almoço, fomos fazer um breve passeio pelas lojas. Um ótimo momento para sairmos da rotina de sala de aula com as colegas. 
No horário programado, partimos para o Museu Paulista, também conhecido como Museu do Ipiranga. Um prédio imponente e com tamanha riqueza de detalhes que fico imaginando como pôde ser construído há tanto tempo sem nenhuma ajuda tecnológica. O prédio atualmente está passando por alguns problemas de estrutura, não podemos entrar pela porta central, pois o problema maior está mais concentrado nessa parte do prédio. No entanto, sinceramente, a beleza de seu interior, com suas obras de arte, é de tamanha grandeza que quase não percebi os problemas. E gente! Quais as melhores palavras para descrever a beleza e magnitude daquele jardim?! Não cansei de registrar e tirar várias fotos. 
Na volta para casa, o clima dentro do ônibus já era de silêncio, todos com vontade de tirar uma soneca e descansar um pouco depois de tantas caminhadas e descobertas. 
O que tenho a acrescentar é que, para mim, foi uma viagem investigativa produtiva, prazerosa e recheada de conhecimentos. Espero voltar com mais tempo para poder apreciar cada detalhe e conhecer também o Parque da Luz que fica bem em frente à estação e que leva o mesmo nome.

Edna Cirqueira - 3º semestre 2013/1


Nenhum comentário:

Postar um comentário