quarta-feira, 1 de maio de 2013

Ser professora na Educação Infantil é permitir-se ser criança novamente



Sempre me encanto com relatos de colegas que trabalham na Educação Infantil. Em sua grande maioria, são pessoas que trabalham com entusiasmo, afinco, que se desdobram para transmitir alegria, compartilhar seu tempo com as crianças.
Mas que magia é essa, que encantamento é esse, que faz com que os professores de Educação Infantil fiquem em nossas memórias afetivas com gosto de saudade?
Na minha modesta opinião, o professor de Educação Infantil se permite ser criança de novo. É como uma poção mágica, volta-se no tempo, sob o olhar inocente dessas "coisinhas fofas" não temos coragem de dizer que Papai Noel não existe, que quem bota ovo é galinha e não coelho, e outras coisas que, ao nos tornarmos adultos, parecem-nos absurdas.
Ser professora, para mim, é tentar ser melhor, é ter a oportunidade de fazer a diferença.
Não importam os desafios, tampouco o quanto a tecnologia vai avançar. Nada substitui aquela mão amiga que conduz a criança, que ensina, que orienta, que, muitas vezes, é amiga, conselheira, tia... Enfim, basta um olhar, esse sim não tem preço, para saber que com nossa conduta, carinho, empenho influenciamos a vida de uma criança. Isso já vale todo e qualquer esforço dessa caminhada.

Quésia Ângelo de Lima - 3º semestre 2013/1

Nenhum comentário:

Postar um comentário