quinta-feira, 2 de maio de 2013

Ser professora na Educação Infantil é entregar-se por amor ao que faz



Durante 15 anos da minha vida, atuei na área administrativa. Após o nascimento do meu filho, hoje com 21 anos de idade, fiquei um bom tempo afastada do ramo. Passei oito anos me dedicando totalmente a ele que necessitava de cuidados especiais como fisioterapia e terapia ocupacional. A essas alturas, pensei que não mais reataria a minha vida profissional. Quando uma amiga me procurou e me convidou para trabalhar com educação infantil, no primeiro momento, acreditei não ser capaz de trabalhar com crianças, afinal era algo novo na minha vida. No entanto, estava realmente precisando trabalhar e aceitei. 
No primeiro dia, cheguei à creche um tanto nervosa e confesso que, ao ouvir todas aquelas vozes ao mesmo tempo, tive medo de não dar conta. De repente, deparei-me com uma sala de aula e 17 crianças, fiquei assustada. 
Logo fomos apresentados uns aos outros e quando me dei conta, já estava envolvida com cada um deles. Com o tempo, havia entrado na vidinha deles e percebi o quanto precisavam de carinho, mas também de limites. Daí por diante começamos a trabalhar com as dificuldades de cada um, transformando o nosso dia, e vencendo as superações. 
Tia “Jô” carinhosamente como eles se retratam a mim. Fico boba e, ao mesmo tempo, orgulhosa com a facilidade de aprendizado das minhas crianças. Não que tenha sido fácil, mas ser professora é isso, dedicação, entregar-se por amor ao que faz. 
Hoje, meus pequeninos têm suas próprias ideias e conceitos de autonomia. Agradeço todos os dias por ter esses anjos de luz ao meu redor, pois são eles que muitas vezes me direcionam e me dão força para continuar e têm tamanha sensibilidade que conseguem detectar os dias em que não estou bem. Amo cada um deles e choro quando finda o ano, porque sei que vou perdê-los. No entanto, tenho consciência de que os perco para melhor, para um futuro de novas transformações e realizações e sei que cada um leva um pouquinho de mim dentro de si, e fico certa da colaboração que tive em suas vidas, na formação de cada cidadão de bom caráter, futuros profissionais dedicados e atuantes. 

Jovita Mendes dos Santos Adão - 3º semestre 2013/1

Nenhum comentário:

Postar um comentário