sexta-feira, 3 de maio de 2013

Ser professora na Educação Infantil é fazer de si mesma uma janela aberta para o outro



Ser professora é se alimentar do conhecimento e fazer de si mesma uma janela aberta para o outro. O simples fato de ser professora já é uma grande responsabilidade e ser professora na educação infantil é uma lição de vida, não só para as crianças mas para a professora também. A princípio, confesso que fiquei assustada quando me deparei com uma sala repleta de crianças tão pequenas, mas cheias de vontade de aprender. Ao chegar na sala, meus olhos se enchem de lágrimas, ao ver tanta inocência nos olhos das crianças, uma curiosidade sem igual. Ao vê-las, eu tenho a certeza de com qual fase da idade eu me identifico melhor, e também tenho a esperança de uma educação de qualidade para os nossos pequenos. 
As dificuldades são diversas, porém precisamos educar e mostrar aos alunos o quanto eles são importantes. Antes de entrar na universidade, eu sabia que meu trabalho era importante, mas não tinha ideia das inúmeras técnicas de ensinar, e quantos teóricos existiam. Fiquei fascinada de conhecer diversos autores como Monteiro Lobato, Paulo Freire, Piaget, Vygotsky, Wallon entre outros para me auxiliarem em minhas aulas. Estou sempre a procura de algo novo para deixar minha aula mais atraente e produtiva para meus alunos. 
Os gêneros textuais, por exemplo, nunca me disseram o que seriam, foi quando me dei conta que já trabalhava com eles sem sequer conhecer essa teoria. Adquiri autonomia em minhas decisões dentro e fora da sala aula. Atualmente, eu me sinto uma pessoa privilegiada por estar em um curso tão rico e ter amigos de verdade, os quais irão me acompanhar pelo resto da minha vida. 
No entanto, vou todas as manhãs em busca de um novo sonho, uma nova história, a dos contos de fadas, que conto para os meus pequenos. Cada palavra, cada número que eles aprendem é uma vitória, e tenho a convicção de que podemos mudar sim a educação em nosso país, se cada professor fizer sua parte, estaremos no caminho certo para uma educação de qualidade de um país mais justo, onde todos falamos a mesma língua. 
Em poucas palavras, eu amo ser professora na educação infantil e não me vejo fazendo outra coisa.

Claudenice Gomes - 3º semestre 2013/1

Um comentário:

  1. muito bem também pretendo ser professora de educação infantil,mas ainda ñ comecei a cursa pedagogia.

    ResponderExcluir