segunda-feira, 6 de maio de 2013

Precisamos de mais autonomia e união


Mais um semestre chegando ao fim, vários trabalhos a serem entregues, apresentações, oficinas e a V Jornada da Educação se aproximando. Todos os alunos da Pedagogia (PARFOR) concentrados e dedicados, apesar do surto de dengue, do qual poucos escaparam neste último mês. Nesta crônica, deixarei registrado o prazer e o desprazer que tive com a leitura de Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa, do autor Paulo Freire. A princípio, uma leitura complexa, depois se tornou interessante, depois apaixonante e muito prazerosa. No entanto, as dificuldades de entendimento não aconteceram durante a leitura, mas sim na elaboração do trabalho de EJA (Educação de Jovens e Adultos). 
Como apresentar um trabalho com vinte e oito integrantes? Muitos doentes, outros com dificuldade de chegar à faculdade, por causa do trânsito. Cada qual com suas dificuldades e vontades. Como juntar vinte e oito mentes pensantes? 
Cheguei a pensar que não conseguiríamos concluir o trabalho, uma vez que os desencontros eram constantes. Muitas ideias, todos queriam que suas ideias e pensamentos fossem utilizados no trabalho. Conflitos surgiram, desentendimentos e entendimentos que se misturavam o tempo todo. 
Sábado, dia vinte e sete de abril, chegou o dia da apresentação do trabalho em grupo, e que grupo! 
Apresentamos Paulo Freire, vencemos mais uma batalha. Entretanto, ainda existe uma que não conseguimos vencer, e essa sim depende de todos: a batalha da FALTA DE RESPEITO dentro da sala de aula. 
O respeito é a base de toda relação humana. A sala de aula é um espaço que não pode dispensar essa virtude ou sentimento. É nesse espaço que expressamos nossas opiniões, pensamentos, que fazemos a leitura da realidade, que descobrimos e adquirimos conhecimentos para exercitar a democracia e a liberdade. 
Não é no grito que resolveremos os conflitos, devemos aprender a ouvir a opinião das pessoas. Não é através de risos e piadinhas que teremos o crescimento e amadurecimento que estamos procurando. Que autonomia é essa que tanto queremos, e estudamos em Paulo Freire, se não sabemos lidar com ela? 
Para algumas pessoas, estar cursando Pedagogia é concretização de um sonho que demorou a chegar, mas chegou. Cada qual sabe o porquê de estar dentro de uma sala de aula, depois de muitos anos sem estudar. 
Não podemos esquecer que toda e qualquer realização só será possível se houver RESPEITO mútuo, envolvendo todos os tipos de níveis de relação existente nesse ambiente.

Alessandra Pontes - 3º semestre 2013/1

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