terça-feira, 7 de maio de 2013

Ser professora na Educação Infantil é exercer a profissão mais importante na vida de um ser humano


Ser professor é uma tarefa e tanto. Na educação infantil, então, essa tarefa é duplicada.
A educação infantil I, antiga "creche", consiste na inserção de crianças de quatro meses a dois anos e onze meses, em um ambiente novo. Um local provavelmente diferente da sua realidade, ou seja, do seu lar. 
Tempos atrás, a creche era vista como um simples lugar, onde as mães deixavam seus filhos com a finalidade de serem cuidados para que pudessem trabalhar. Nos dias atuais, após a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional LDBEN 9394/1996, esse local passou a ser considerado também como um lugar para a aprendizagem. Além das crianças serem acolhidas com atenção, amor e carinho, aprendem e desenvolvem habilidades, dando início à construção de sua identidade. Nesse ambiente de aprendizagem, as crianças vão socializar-se, interagindo com as demais ali presentes. Nesse mesmo contexto, entra o professor com sua dupla tarefa, pensando em como trabalhar pedagogicamente com crianças tão pequenas, questionando a si mesmo sobre o quê fazer? Dar aula a um bebê? Não! Obviamente que não. Esse é o momento e a fase em que o professor não só precisará usar de sua didática, como também precisará se dispor a criar possibilidades para que a criança se desenvolva em todos os aspectos, desde o afetivo até o cognitivo. Parte de problemáticas que os pequenos possam resolver e, sendo essas solucionadas, descubram-se seres capazes de conceituar os diversos objetos que os rodeiam. 
Considerando estas observações, chego à conclusão de que ser professor na educação infantil é exercer a profissão mais importante na vida do ser humano. O professor é um formador de seres críticos e autônomos que, futuramente, poderão transformar uma sociedade, proporcionando a todos um mundo melhor, onde não haja tanta violência, injustiça, preconceito e desigualdade. 


Egler de Oliveira - 3° semestre 2013/1

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