segunda-feira, 13 de maio de 2013

Minha trajetória no PARFOR

II Encontro Nacional do PARFOR

A profissão docente foi algo que sempre almejei desde a minha infância, apesar de não ter nenhuma influência familiar para o exercício do magistério. Atribuo esse desejo de lecionar à minha apreciação pelos estudos, minha admiração pelos professores e, em especial, à minha professora Judite do primário que me ensinou com tanto carinho e exigência. 
Dei continuidade aos estudos e, ao terminar o ginásio – antiga modalidade do ensino, hoje denominada Fundamental II –, tive que optar por cursar Contabilidade, segundo grau regular ou Magistério, porque, naquela época, essa fase educacional podia ser profissionalizante. Sem a menor dúvida, escolhi cursar o Magistério. Não concluí o curso devido a problemas familiares, meus pais decidiram mudar de cidade. Então, mudamos de Caratinga/MG para Mongaguá/SP. 
Ao chegar à nova cidade, tentei me matricular novamente para cursar o Magistério, porém o curso já não era mais oferecido nas escolas estaduais e sim em escolas técnicas que, em São Paulo, eram denominadas CEFAM - Centro Específico de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério. Esses centros de formação eram gratuitos, entretanto, era o último ano de existência dos CEFAMs. Consequentemente, para cursar o Magistério, eu teria que ir para uma instituição particular, mas os meus pais não tinham condições financeiras para pagar esse curso para mim. Assim, restou-me estudar o segundo grau regular, hoje denominado Ensino Médio. 
A partir desse momento, busquei oportunidades de emprego no comércio e trabalhei cerca de quatro anos nessa área. Em 2005, surgiu a possibilidade de carreira no funcionalismo público, na cidade de Praia Grande, quando abriu o concurso para atendente de educação. Prestei o concurso, passei e iniciei o meu trabalho em uma creche. O cargo de atendente de educação é o antigo cargo de pajem, no qual se é responsável pelo cuidar (assistencialismo) de crianças. 
Quando ingressei como atendente de educação, a exigência escolar era apenas o ensino fundamental completo. Com a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN 9394/1996, as creches passaram a ser consideradas parte da Educação Básica, sob responsabilidade das secretarias municipais de educação. Sendo assim, foi preciso associar o cuidar ao educar. Contudo, foi necessário oferecer formação adequada para as atendentes de educação, porque, a partir de então, a formação mínima exigida por lei passou a ser o Magistério. 
Em cumprimento a essa exigência legal, a Prefeitura de Praia Grande proporcionou aos atendentes de educação o curso de Magistério. Vi, nessa nova fase profissional, uma chance de retomar meu sonho adormecido: ser professora. 
Concluí com muita satisfação o Magistério, mas sentia que ainda precisava aprofundar os conhecimentos para ser uma professora qualificada. Para tanto, desejava cursar Pedagogia. Não queria qualquer curso, mas sim uma graduação que me proporcionasse boa formação. Sonhava estudar na Universidade Católica de Santos, por ser uma universidade conceituada na Baixada Santista e também pelo fato de que a Pedagogia da UNISANTOS sempre obteve notas excelentes no ENADE (nota 4). Por outro lado, um bom curso sempre tem um alto custo e minha vida financeira não era compatível. 
Foi quando surgiu o PARFOR – Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica do Ministério da Educação. Inscrevi-me imediatamente e senti que aquele era o momento de conquistar o meu sonho. Todavia, não foi tão fácil assim, visto que houve mais inscrições do que vagas. Nesse caso, a universidade realizou um vestibular para atender a demanda. 
Prestei o vestibular e fiquei ansiosa pelo resultado. Quando saiu a lista dos aprovados, estava trabalhando e quem viu minha classificação foi meu esposo. Ele me ligou e disse tudo o que eu mais queria ouvir: “Você foi aprovada em 11º lugar, parabéns!”. Pulei muito de alegria, estava na sala com as crianças, elas vieram me abraçaram e me beijaram, mesmo sem saber o porquê da minha felicidade. Foi um dos momentos mais felizes da minha vida. Hoje estou no 6º semestre de Pedagogia, na reta final de concluir o curso.

Maria Flávia Medeiros dos Santos - 6º semestre 2013/1

OBS.: Relato da aluna selecionada para representar nosso curso, no II Encontro Nacional do PARFOR, em Brasília, de 5 a 7 de junho/2013.   

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