sexta-feira, 3 de maio de 2013

Ser professora na Educação Infantil é surpreender-se diariamente




Atuar como professora na educação infantil é um desafio e uma descoberta contínua. Trabalho na sala do maternal II, com vinte crianças, com faixa etária entre 3 a 4 anos, entre elas uma inclusão. Quando iniciei meu trabalho, confesso que fiquei um pouco apreensiva. A princípio, pensei que cuidar de crianças se limitava a abrigá-las, vesti-las e alimentá-las, mas descobri que ia muito além disso. 
Eu, como educadora, teria um papel fundamental: ser mediadora no processo de desenvolvimento daqueles pequeninos, trabalhar tanto com a parte motora, como cognitiva e afetiva de cada um deles. Pois é nesse momento da vida que eles precisam de estímulos educativos, os quais terão um poder de influência sobre sua personalidade e desenvolvimento. 
Hoje, cursando Pedagogia na universidade, aprendo diariamente como o trabalho realizado com a criança nessa primeira fase, que é a infância, é importante para que se desenvolva com autonomia. 
Muitas vezes, meu lado afetivo se depara com situações e emoções inesperadas. Ao ouvir da boca de crianças tão pequenas relatos de momentos vividos dentro de seus lares, eu me surpreendo ao ver e sentir como eles parecem tão frágeis e, ao mesmo tempo, tão fortes, trazendo consigo bagagens pesadas demais para quem há pouco tempo faz parte deste mundo. 
Percebo também que, durante o momento das brincadeiras, eles usam a imaginação para esquecerem (ou compreenderem?) momentos tristes vividos ao lado de seus familiares. 
No entanto, há outro lado em que eles me fazem sorrir com tantos porquês, me fazem sentir feliz ao receber um abraço, sentir o carinho espontâneo e, no final, receber um largo sorriso por retribuir um carinho recebido. 
Ao encontrá-los na rua, consigo enxergar o verdadeiro tamanho que têm, pois dentro da sala parecem que são pequenos gigantes que tentam de alguma forma se impor diante de seus amigos. 
Entretanto, tudo que vivencio dia após dia com eles me proporciona experiências inovadoras para que haja em mim um crescimento profissional como docente. 
Hoje, vejo como um desafio apaixonante ser professora na educação infantil. 

Marisa Alves - 3º semestre 2013/1

Nenhum comentário:

Postar um comentário