segunda-feira, 29 de abril de 2013

Um sonho realizado


Em meados de 2011, minha coordenadora me deu uma notícia pela qual eu muito esperava.
O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor Presencial) disponibilizou a oferta de educação superior, gratuita e de qualidade, para docentes em exercício na rede pública de educação básica. Disposto no artigo 11, inciso III, do Decreto nº 6.755, de 29 de janeiro de 2009 e implantado em regime de colaboração entre a Capes, os estados, municípios, o Distrito Federal e as Instituições de Educação Superior – IES.
Naquele momento, um sentimento de emoção, gratidão e realização tomou conta de mim. Até que enfim eu estaria cursando o nível superior, na melhor universidade da Baixada Santista.
O projeto Parfor trouxe à tona uma discussão que ouço por algum tempo, qual seja a necessidade de profissionais qualificados, dispostos e competentes para contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica no país, exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN 9394/1996 . Não somente no papel, nas atitudes, pois estas tornar-me-ão um exemplo para a nação.
O meu sonho de formação superior está se realizando. Entretanto, outro sonho já se consolida, o de saber que eu posso ter voz para transformar a educação em um modelo que poderá ser inspiração para muitos outros seres humanos.

Este é o meu maior ideal. Eu sei que posso, aos poucos, fazer a diferença, graças a este bem sucedido programa de formação de professores do governo brasileiro.
Até o momento, foram três semestres de muito aprendizado e disciplina. Vou levar na minha bagagem o melhor de cada aprendizado. Temos ainda cinco semestres pela frente, rumo à conquista da graduação.
Por meio do Parfor, vejo o governo disposto a valorizar o professor, não somente como profissional, mas também como pessoa.
Tenho o prazer de estudar com ótimos docentes com quem eu aprendo a cada dia. 

Posso citar uma estrofe do Hino Nacional Brasileiro que ressoa em meus ouvidos: “Verás que filho teu não foge à luta...”.
Serei professora desta pátria amada, dos filhos que choram por aprender e vagueiam sem esperança no futuro da educação. Serei eu, dentre muitas, a dizer que valeu a pena lutar e persistir, porque seus filhos, oh Brasil, hoje têm a educação que seus mestres um dia sonharam. Mestres que nos deixaram herança pedagógica para continuarmos a lutar e acreditar. Foi graças aos sonhos que foram sonhados por grandes mestres que hoje eu posso estar aqui.
Minha singela homenagem ao Patrono da Educação Brasileira, Paulo Freire, ele um dia sonhou e hoje esse sonho se torna realidade.


Fernanda Dal’Mas - 3º semestre 2013/1

Nenhum comentário:

Postar um comentário