sexta-feira, 26 de abril de 2013

Ser professora na Educação Infantil é ser pesquisadora


Quando me deparei com o título desta crônica, fiquei preocupada, pois não tenho experiência com essa turminha, então, tive a ideia de fazer uma pesquisa.
Estive conversando com uma amiga que é professora da Educação Infantil, fui fazendo minha análise, com as respostas das perguntas que eu fazia, assim, fui investigando o que é ser professora na Educação Infantil.
É fundamental o profissionalismo, o carinho, porque é nessa fase que se inicia a formação do caráter dos nossos pequenos.
Nem todos os professores se adequam a esse perfil, e, às vezes, vão para a Educação Infantil por falta de opção.
Quando os pequeninos chegam à Educação Infantil é um momento muito importante em suas vidas. É hora de se separarem das mães. Alguns ficam bem, outros choram o tempo todo.
A atitude dessa profissional é que vai fazer a diferença. Com carinho, paciência, ela se valerá da experiência que o tempo de exercício profissional lhe proporcionou, bem como dos estudos que desenvolveu ao longo de sua formação. Não é fácil, mas com toda dedicação, alcançará seus objetivos.
Chega a hora das regras de convivência e de se estabelecer uma rotina com as crianças. Muitas delas não têm regras ou rotina em suas próprias casas, mas, agora que estão na escola, é preciso aprender a respeitar os combinados: dividir as coisas com os amiguinhos; não jogar papéis no chão; ao terminar de brincar, guardar tudo na caixa de brinquedos; aprender a escovar os dentinhos.
Aprender, também, coisas importantes como dizer “muito obrigado”, “por favor” e “com licença”. O conteúdo apropriado, e as datas comemorativas, tais como Páscoa, carnaval, dia do índio entre outras.
Em cada atividade, fazem os desenhos, pinturas, trabalhos com massinha, tinta guache e outros materiais. A partir daí, as crianças vão interagindo com os conteúdos. Claro que não podemos esquecer da hora da leitura, das rodas de conversa e do brincar, como bases dos eixos de formação na Educação Infantil, conforme os Referenciais Curriculares Nacionais nos indicam.
Ao chegar ao término do primeiro semestre, a professora vai fazer uma análise do seu trabalho e pensar no que mais pode melhorar.
Fará também a avaliação dos progressos de cada aluno.

Hoje em dia, é preciso que a professora analise, inclusive, a vida dos alunos. Muitas vezes, o comportamento problemático deles, na sala de aula, reflete sua vida familiar desestruturada. Essa forma mais holística de avaliar é denominada avaliação formativa.
Chega, então, o final do ano, e uma sensação boa de dever cumprido. É quando esta profissional sente seu trabalho recompensado, o obrigado dos pais, da direção e outros. Valeu a pena a dedicação!

Cristina Pereira dos Santos - 3º semestre 2013/1

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