segunda-feira, 29 de abril de 2013

Estudo do meio: uma viagem investigativa aos museus



Quando a professora Thais nos comunicou que iríamos fazer uma viagem aos museus da Língua Portuguesa e Paulista, fique ansiosa em conhecê-los. A proposta dela era fazer um estudo do meio. 
Assim, no dia 20 de abril de 2013, saímos para nossa investigação.
A viagem foi tranquila, fomos brincando, rindo, tirando fotos. Até tivemos uma guia de turismo, a aluna Edna foi explicando o trajeto daqui até chegarmos  lá.
Ao chegar, fomos direto para a entrada do Museu da Língua Portuguesa, nem paramos para tomar café e ir ao sanitário. O tempo estava muito bom. 
Ao entrar no elevador, o condutor nos recebeu com um bom dia e explicou os lugares que iríamos visitar. Ao sair do elevador, ao lado, havia as exposições, do outro o sanitário. Não perdemos a chance de ir ao sanitário e veja só a professora se debatendo para ligar o bebedouro para tomar água. 
Depois nos deparamos com um corredor com exposições de filmes em telões, de vários tipos de culturas. A tecnologia foi um suporte didático para a exposição. Antes de entrarmos na sala de vídeo, perguntamos para o instrutor Alberto, se o material da exposição estaria disponível em algum site, para que pudéssemos ter acesso. Ele disse que só um pequeno trecho, mas não podia ter tudo. 
O filme que assistimos é uma história recortada em vários trechos que fala e expressa a nossa linguagem cultural, desde a colonização. Ouvimos vozes de Fernanda Montenegro, Murilo Mendes, Juca de Oliveira, Maria Betânia e outros. Numa sincronia de imagens, as palavras como amor, sofá, cozinha, sabia, e outras são palavras que outras línguas também utilizam. 
Ao terminar, entramos em outra sala em que o tempo todo as mensagens são expostas no teto, nas vozes de atores e poetas famosos "não sou nada, não posso ser nada...", e muito mais. Um espetáculo de poemas declamados por autores brasileiros. Ao terminar, as palavras aparecem no chão de várias formas . 
Depois, visitamos um espaço com o nome de "beco das palavras". Havia um painel de "touch screen" que, ao tocá-lo, formávamos as palavras. 
Já estávamos na hora do almoço, não foi possível anotar tudo. Fomos, então, rumo ao Shopping D. Na entrada,  o segurança Ramon pede que a responsável se apresente e a nossa querida professora Rosana fala com ele, que diz que ao sairmos teríamos uma lembrancinha como recordação do Shopping D: uma sacola de algodão crú. 
Ao terminarmos, seguimos para o Museu Paulista. Quando entramos,  percebi que uma monitora estava explicando aos visitantes a importância da história do museu. Cada grupo seguiu sua pesquisa, subimos a escadaria para tirar fotos, quando fomos abordadas pela segurança, que disse não poderíamos tirar fotos ali, de nenhum objeto, do espaço, ou seja, de nada do museu. Ficamos um pouco indignadas, não podíamos registrar os fatos.
No entanto, continuamos nossa pesquisa, mas o tempo era curto para registrar tudo. 
Na volta, todas estávamos cansadas e tiramos um soninho. Não dá para relatar tudo aqui, mas a visita aos museus foi ótima. Precisamos ir mais vezes.

Jane Rosilda - 3º semestre 2013/1

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