quinta-feira, 4 de abril de 2013

A Feia Adormecida


Era uma vez um reino distante, governado por um lindo rei e uma linda rainha.
Um belo dia, o rei e a rainha decidiram ter uma filha. Logo, a rainha anunciou ao reino que estava grávida.
Todos se alegraram.
Em um dia chuvoso, nasceu a tão esperada princesa. Só que, para a surpresa da rainha e do rei, a princesa era feia e seus pais resolveram dar-lhe o nome de Feiurinha.
Independente da princesa ter nascido feia, a felicidade do rei e da rainha era imensa. Assim, prepararam uma grande festa para o batizado.

Convidaram parentes, amigos e as três fadas do reino para serem as madrinhas de Feiurinha, a fim de obterem boas graças para a criança, inclusive, a de torna- lá bonita.
A festa foi celebrada com toda pompa e as fadas presentearam a criança com dotes mágicos. Uma com a virtude, outra com alegria e a terceira com a riqueza. No entanto,
nenhuma delas poderia dar-lhe a beleza que o rei e a rainha queriam tanto que sua filha tivesse.
Com o passar dos anos, Feiurinha se tornou muito mais feia, mas carregava com ela todos os dons que as fadas tinham lhe ofertado: era educada, gentil, sensata e rica.
Por ser feia, sentia-se tão triste que, certo dia, Feiurinha decidiu adormecer para sempre.

A princesa roncava tanto e tão alto que todos do reino se assustaram. O susto foi tamanho que as pessoas desmaiaram e permaneceram nesse estado, esperando um príncipe encantado para beijar e despertar a princesa e, por conseguinte, o reino inteiro.
Um belo dia, um príncipe amável e bom veio de seu castelo distante, montado em seu cavalo azul. Adentrou o castelo disposto a salvar a princesa e todo o reino.
Ao entrar, viu Feiurinha dormindo seu sono profundo, e, encantado, beijou-a delicadamente.

Feiurinha e todos do reino despertaram. Feiurinha apaixonou-se pelo príncipe e o príncipe por ela.
Houve uma grande festa no reino pelo casamento de Feiurinha com o princípie. Eles vivem felizes até os dias de hoje.

Esta história nos ensinou que a verdadeira beleza está nos olhos de quem a vê.

Alunas: Alessandra Barbara Pontes, Fernanda Dal’Mas Sales da Silva, Marisa de Jesus Alves, Quésia Ângelo de Lima - 3º semestre 2013/1

Proposta: reconto do conto de fadas A Bela Adormecida, transpondo-o para a atualidade.
Aspectos mais positivos do trabalho: As autoras seguiram a mesma estrutura do conto clássico escolhido, introduzindo, porém, uma reflexão sobre a estética do "feio", do respeito aos diferentes, tão atual nos livros de literatura infantil contemporâneos, conforme proposta dos PCNs/temas transversais. Neste reconto, o "ser" passa a ter mais importância do que as aparências. O final  comprova que todos podem ser felizes do seu jeito. Destaque na apresentação para o livro de ilustrações coloridas a mão que as autoras/ilustradoras confeccionaram com capricho. Parabéns ao grupo!
Público indicado: pré-leitores (a partir de 3 anos de idade) em diante.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário