segunda-feira, 29 de abril de 2013

Ser professora na Educação Infantil é amar o que faz



Meu primeiro contato com uma sala de aula foi em 2009. Sempre tive o sonho de estar em uma sala de aula. Foi um dos momentos mais incríveis que eu já vivi! Olhei aquelas carinhas meio assustadas, ao mesmo tempo, curiosas para saber quem era eu. 
Ser professora é poder ensinar e aprender todos os dias. É ficar surpresa diariamente com os pequenos e suas falas, que, às vezes, deixam-nos de boca aberta. 
É ter um contato não só com o aluno. Também, entramos na vida familiar deles, porque veem na gente a confiança para se abrirem e contarem certas tristezas que eles têm, e que não contam para ninguém. É ter a visão de saber lidar com os comportamentos das crianças diariamente e que, constantemente, mudam por alguma coisa que aconteceu em casa. É ter compreensão, e saber que há horas que devemos ouvir e não só falar. 
Ser professora é entrar cansada numa sala de aula e, diante da reação da turma, transformar o cansaço numa aventura maravilhosa de ensinar e aprender. 
Apontar caminhos, mas deixar que o aluno caminhe com seus próprios pés. 
É amar, porque, quando fazemos as coisas com amor, tudo é mais prazeroso, sentimos um ânimo supremo em acordar todos os dias, não só para ensinar, bem como para aprender.

Danielle Monteiro - 3º semestre 2013/1

Nenhum comentário:

Postar um comentário