domingo, 28 de abril de 2013

Ser professora na Educação Infantil é "nunca contentar-me de contente”

Ser professora não é tarefa fácil! No entanto, quando se trata de Educação Infantil, é mais complexo ainda. Temos que desempenhar inúmeras funções. Além de mediar o processo de ensino/aprendizagem, temos que ser um pouco mãe, enfermeira, psicóloga... Enfim, temos que nos preocupar com a criança como um Todo. 
Partindo do princípio de que a criança é um ser em construção, conforme defendem as novas teorias de aprendizagem, com base em Vygotsky, Piaget, Wallon e outros, temos que ter consciência de que somos coparticipantes desse processo de construção. 
A complexidade da profissão docente, na Educação Infantil, está justamente no ato de Educar e Cuidar, que requer da professora muito comprometimento e responsabilidade. 
Mesmo em meio a tantos desafios, não posso deixar de falar da beleza, do prazer e satisfação que tenho em ser Professora de Educação Infantil. 
Minha trajetória começou meio por acaso, aos poucos, fui me envolvendo, de tal maneira, que hoje não me imagino exercendo outra profissão. 
Confesso que em alguns momentos sentia-me frustrada por não ver meu trabalho reconhecido pelos meus superiores, na instituição na qual trabalhei. Essa frustração só era anulada pela felicidade que sentia ao ver meus pequenos alunos aprendendo, transformando-se, interiorizando os valores e absorvendo os conhecimentos que trabalhava em sala de aula. 
Assim como em outras profissões, conhecemos e convivemos com os mais variados tipos de pessoas, pessoas comprometidas e outras nem tanto. É difícil trabalhar com pessoas cujas atitudes e objetivos divergem tanto dos nossos. Por acreditar no meu trabalho, transformei o que poderia ter sido uma pedra em meu caminho em mais um motivo para lutar. 
Sempre faço questão de frisar que: educar é colher frutos e não obter lucros! 
Temos que exercer essa profissão acreditando que podemos formar pessoas melhores, cientes de que a criança de hoje será o adulto de amanhã. 
Particularmente, estou vivendo um momento de imensa felicidade em minha vida profissional, estou sendo agraciada por Deus com a realização de um sonho: tornei professora efetiva, aprovada em concurso público. 
Acredito no poder da minha profissão, pois é a mais bela e necessária que existe, nenhuma outra profissão existiria se não existisse o Professor. 
Esta profissão nos dá oportunidade de nos tornarmos eternos na mente dos nossos educandos. Podemos mediar um processo de ensino aprendizagem que estimule o educando a refletir e transformar suas atitudes, opiniões e comportamento. 
Para ser um professor de excelência é preciso buscar incessantemente o conhecimento para aliar a prática à teoria. 
No curso de Pedagogia, tenho aprendido muito. Hoje percebo que muitas coisas que, antes fazia por intuição, têm um fundamento, um porquê. Não precisamos de recursos tecnológicos, de uma mega estrutura para educar uma criança. Precisamos ter criatividade, proporcionar atividades lúdicas e prazerosas, olhar para a criança na sua individualidade e oferecer-lhe amor e atenção. Desta forma, a aprendizagem fluirá. 
Imagino a sala de Educação Infantil, conforme definiu Fröbel, como um jardim, de terra extremamente fértil, no qual são colocadas diferentes tipos de sementes, e apenas um jardineiro para cuidar. Esse jardineiro tem a incumbência de descobrir quais os cuidados necessários para que cada semente germine e cresça da melhor forma possível, ciente de que o futuro dessas sementes depende exclusivamente de seus cuidados.
Por todas essas razões, parafraseando Luiz de Camões, posso afirmar que ser professora na Educação Infantil é "nunca contentar-me de contente". 

Sivaneide Pereira Vieira - 3º semestre 2013/1

Nenhum comentário:

Postar um comentário