domingo, 28 de abril de 2013

Ser professora na Educação Infantil é uma conquista diária



Um grande desafio, desafios diários, responsabilidade de plantar as primeiras sementinhas em um grande pedaço de terra que, com o passar dos anos, transformar-se-á em uma enorme "horta" de informações, conhecimentos e valores. Orgulho-me ao perceber a evolução de meus “pequenos”. 
No início deste ano, tive um grande desafio, quando minha dirigente iniciou a distribuição das salas me informando que ficaria com o Maternal II, cuja turma é composta por 24 crianças, sendo duas especiais com idade de 3 para 4 anos . 
Nossa! Na hora, não sabia nem o que dizer. Fiquei tão surpresa, preocupada, se estava preparada para tão importante tarefa! Primeiro, dediquei-me a conhecer a turma. Por meio de atividades aplicadas, fui percebendo o grau de dificuldade de cada um. Claro que, como em todas as salas, sempre há aqueles que se destacam e, nesta minha classe, não era diferente. Uns gostavam mais do lúdico que envolvia matemática e outros da recreação. No entanto, o que me chamou a atenção é que o que os deixava fascinados era a hora da leitura. 
Todos sentadinhos no chão, inclusive eu, e prontos para iniciar a viagem através das histórias. Nesse momento, conseguia prender a atenção de todos. Passávamos um bom tempo discutindo sobre a leitura. E eles me perguntavam ansiosos qual seria a historinha do dia seguinte. Desta forma, íamos trabalhando valores,  ampliando o vocabulário e dando asas à imaginação. 
Perceber a evolução da turma, inclusive dos meus "2 tesouros", não menosprezando os demais,  mas não podemos negar que crianças com necessidades especiais precisam de um aprendizado mais focado. 
Confesso que, no começo, não foi fácil. Lembro-me de quando a Júlia, minha princesinha especial, aprendeu a identificar os sentidos das atividades. Nossa! Que alegria saber que consegui "regar essa terra"! Isso não tem preço! 
Sei que esses são pequenos desafios diante dos que ainda irei enfrentar, mas cada dia é uma experiência nova e o fato de saber que consegui superar os desafios diários já é uma vitória. 

Kelen de Jesus Dutra - 3º semestre 2013/1

Nenhum comentário:

Postar um comentário