terça-feira, 23 de abril de 2013

Ser professora na Educação Infantil é ir além de ensinar



Hoje sei que ser professora na Educação Infantil é muito mais grandioso do que eu pensava.
Tive essa visão quando fiz um trabalho na Universidade, na aula de Educação e Linguagem, e descobri a maravilha que é ler para as crianças livros de literatura infantil.
Quando lia para minhas crianças, somente lia e pedia para elas recontarem as histórias, conforme haviam entendido.
Depois que estudamos literatura infantil e diferentes estratégias de leitura, compreendi que podemos ir muito mais além.
Agora, na creche onde trabalho, há um dia na semana em que fazemos as leituras de uma maneira muito prazerosa, mediante a qual todas as crianças participam e as professoras realizam as leituras em forma de dramatização.
Até as professoras da rede pública, que lecionam na nossa creche, ficaram muito entusiasmadas e mudaram seu modo de lecionar.
Durante a semana, selecionamos um livro para contar a história no dia marcado e as crianças já ficam esperando.
O meu fazer docente ficou muito enriquecido com esse estudo de literatuta infantil que realizamos na universidade com  a professora Rosana. Não só a leitura, mas todos os  componentes curriculares do curso de Pedagogia, com a orientação dos nossos professores, como artes visuais, linguagem oral e escrita matemática e outras estão contribuindo enormemente para minha formação de professora/pedagoga de Educação Infantil.
Então, posso afirmar que ser professora na educação infantil é aceitar desafios, estar sempre em constante aprendizado, é ir muito além de ensinar. É estabelecer relações com a criança, professores, família e toda a comunidade.


Fátima Florindo da Silva - 3º semestre 2013/1

Nenhum comentário:

Postar um comentário