segunda-feira, 29 de abril de 2013

Estudo do meio: Museu da Língua Portuguesa e Museu Paulista



Quando a professora falou na sala de aula que iríamos fazer uma viagem investigativa para os museus da Língua Portuguesa e Paulista, comentei com minhas amigas de sala: "Vamos que vai ser muito bom".
Então, fiz algumas anotações do que eu esperava encontrar nos museus e fiquei responsável pelo roteiro da viagem e pelas fotos. Passei todas as informações para a sala, deixei que todas vissem as fotos na internet para já deixar a imaginação fluir sobre o que encontraríamos nos locais. O sábado chegou e cedinho estávamos na porta da faculdade para a viagem. Algumas alunas ficaram responsáveis por tarefas como tirar fotos de todos os momentos, fazer relatórios dos acontecimentos e até pela animação do ônibus. 
Chegamos ao museu da Língua Portuguesa e logo entramos. O primeiro ambiente era como um cinema, onde assistimos a um vídeo de 10 minutos que relatava a origem da língua, na voz de Fernanda Montenegro. Muito lindo! Filmei tudo para saborear com calma em casa. Quando acabou, de repente, a tela se levantou mostrando um outro cenário, onde  ficamos sentados assistindo, projetados de todos os lados da sala, a poemas e trechos de narrativas da nossa literatura, nas vozes de poetas, atores, cantores famosos. Nossa que emocionante! 
Filmei tudo novamente, não tinha como deixar de filmar, mesmo não tendo muita visibilidade em virtude da escuridão. No entanto, o áudio ficou perfeito. 
Depois dessa maravilha, fomos apreciar os outros ambientes que também eram muitos bons. A linha do tempo da História da língua portuguesa, o beco das palavras. Resumindo esse museu foi muito marcante! 
Saindo de lá, fomos visitar a Estação da Luz, onde nos deparamos com o piano no meio da estação, no qual você pode sentar e tocar. É claro que eu sentei e toquei nele. Não toquei nenhuma música, mas só de sentir a energia emanada dele, e que você pode, a qualquer momento, expressar-se, foi show! Tirei muitas fotos.
Depois que saímos de lá, fomos almoçar no Shopping D. Muito divertido conhecer um shopping novo, sabe como é mulher! Adora um shopping. Esse é muito grande como a maioria dos shoppings de São Paulo. Após o almoço, fui dar uma volta pelo local. A hora passou muito rápida e logo retornei ao ônibus para irmos ao Museu Paulista. 
Quando cheguei lá, deparei-me com aquele jardim maravilhoso. No entanto, a fachada do prédio estava interditada, porque havia risco de queda de fachada. Huuum... Lembrei-me, na hora, da professora Thais que, em sala de aula, disse para repararmos no prédio e sua conservação.
Bem, entrei no museu e... Não pode tirar foto! Meu Deus! Como vou fazer para registrar a parte interna, cheia de riqueza, de material histórico e eu não posso fotografar? Ah não! Olhei para o lado e vi aquela escadaria linda, cada detalhe, cada tela, falei para mim mesma, não acredito nisso! O salão cheio de seguranças olhando pra nossa turma com desconfiança, que horrível! 
Subi as escadarias e vi todos os ambientes, frustada com tanta informação ali na minha frente e eu não podia registrar nada. Decidi sair do prédio e me deslumbrar, desbravando aquele lindo jardim. Toda foto que eu não pude tirar lá dentro, tirei em cada canto do jardim. Foi deslumbrante! 
As horas passaram rápidas, tive que me despedir daquela maravilha toda e retornar ao ônibus, também, porque o cansaço do dia bateu e precisava voltar para casa. Com exceção da visita da área interna do Museu Paulista, tudo foi muito bom. A turma estava animada, e os lugares visitados são preciosos.
Balanço geral: não vejo a hora do próximo estudo!

Priscilla Carvalho Gonçalves - 3º semestre 2013/1

Nenhum comentário:

Postar um comentário