quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Olá amigos(as) do PARFOR


Sei que muitos que estão aqui hoje, estudando Pedagogia do PARFOR, devem ter passado pelas dificuldades que passei, pois fazia 28 anos que eu não estudava. Me formei no 2ºgrau em 1984, quando tinha 1 ano de casada e foi nesse ano que meu filho nasceu. Quando cheguei à faculdade, não tinha nenhuma ideia de como era. Os professores nos deram boas vindas e, ao mesmo tempo, nos diziam como seria o plano de ensino. A minha professora Rosana de Intrumentação da Língua Portuguesa I nos recebeu com uma linda canção ”Oração ao tempo”, de Caetano Veloso, e nos falou sobre as dimensões do tempo "Cronos", o tempo cronológico, e "Kairós", o tempo propício, que não pode ser medido no relógio. Logo depois, já falou que teríamos que fazer mapas textuais, portfólio, apresentar um seminário. Meu Deus!!! O que é isso??? Nunca tinha ouvido falar. Mas ela explicou o mapa e eu fiz, a elaboração do seminário também fiz, mas e o tal de portfólio? Todo mundo só falava nele e, com vergonha ou medo de ser ridícula, não perguntava. No entanto, o prazo de entrega já estava próximo e não tinha outro jeito, tinha que perguntar o que era o tal portfólio. Descobri que era uma pasta, daquelas com plástico, em que eu teria que relatar todas as aulas e organizar por assunto ou aulas. Poderia decorar a capa ou não, o importante era o conteúdo. Mas vou dizer que foi ótimo fazê-lo, pois havia17 anos que eu não pintava e pintei a capa do meu portfólio e aprendi algo muito importante: SE VOCE NÃO SABE PERGUNTE, SE NÃO ENTENDEU, PEÇA PARA EXPLICAR DE NOVO, pois o máximo que pode acontecer é o professor te explicar, e se ele não souber, ele também vai procurar saber para te responder.
Meu nome é Rosa, estou no segundo semestre de Pedagogia PARFOR, na UNISANTOS. Se eu consegui chegar até aqui, vocês também conseguirão. E, no final desta jornada, vamos estar juntos para agradecer a Deus.


Rosa Maria de Deus Jorge - 2º semestre 2012/2
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário