domingo, 17 de maio de 2015

Princípios da pedagogia freireana na didática do ensino da língua portuguesa

Este semestre nosso blog abrigou textos com características de sínteses e registros reflexivos dos conteúdos que estudamos na disciplina Conteúdos e Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa II.
Destacamos, principalmente, os princípios freireanos (FREIRE, 1987, 1989): círculo de cultura, tema gerador, problematização, diálogo.
Como instrumentos metodológicos de formação docente, utilizamos o registro reflexivo da prática docente (M. FREIRE, 1996) e a tematização da prática (WEISZ, 2000).
Conteúdos estudados: a mediação pedagógica da leitura (RODRIGUES et al, 2009) e a produção escrita (PASQUIER; DOLZ, 1996).

Círculo de cultura realizado em 30/03/2015



Círculo de cultura realizado em  13/04/2015

Bibliografia:

FREIRE, Madalena. Observação, registro e reflexão: Instrumentos Metodológicos I. 2ª ed. São Paulo: Espaço Pedagógico, 1996.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 1989.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 17ª. ed. 1987, cap. 3.

PASQUIER, Auguste, DOLZ, Joaquim. Um decálogo para ensinar a escrever. Cultura y Educación, n. 2, p. 31-41, 1996.

RODRIGUES, Caroline; SILVA, Cláudia Heloísa Schmeiske da; LOPES, Iveuta Abreu; BERTONI-RICARDO, Stella Maris; MACHADO, Veruska Ribeiro. Leitura e Mediação Pedagógica. v. 30. São Paulo: Parábola Editorial, 2009. (Série Estratégias de Ensino).

WEISZ, Telma. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem. São Paulo: Ática, 2000.

Profa. Me. Rosana Pontes 
(UNISANTOS/Curso de Pedagogia PARFOR)

Nenhum comentário:

Postar um comentário