terça-feira, 12 de maio de 2015

Círculo de cultura: troca de conhecimento em uma cultura interativa


O círculo de cultura realizado em sala de aula, no dia 30/03/2015, com as alunas da Pedagogia/Parfor, 7º semestre, coordenado pela professora Rosana Pontes, foi muito esclarecedor, com riqueza de detalhes, não deixando dúvidas de como proceder em sala de aula com os alunos, utilizando os princípios da pedagogia freireana. Foi problematizado o artigo “A mediação da leitura na Educação Infantil: onde a leitura de mundo precede a das palavras”. (SOUZA; SERAFIM, 2009)
Nessa dinâmica realizada em grupo, explica Paulo Freire na Pedagogia da Autonomia (1996, p. 47): “ ensinar é criar possibilidades para a produção de construção de novos pensamentos e reflexões, sobre o assunto que está em pauta”.
A intenção da professora Rosana Pontes na realização do círculo de cultura era que aumentássemos nossa compreensão sobre alfabetização e letramento, baseando-nos metodologicamente na teoria de Paulo Freire (1987), assim, o tema gerador de nossa discussão foi "a mediação pedagógica da leitura".
Durante a realização de nossas conversas, o grupo se manteve calmo, houve participação integral, de modo que todos dialogaram sobre o conteúdo apresentado.
No círculo de cultura, ocorreram perguntas ligadas às ações do Plano de Desenvolvimento da Educação PDE sobre aprendizado em leitura, que passou a ser reconhecido como direito, e a escola com obrigação de promover o exercício da cidadania, com referência ao ensino de língua Portuguesa. Essas concepções são complementadas pelo Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil.
Houve relatos em relação ao dia a dia das alunas em suas vivências diárias no âmbito escolar onde trabalham, citando dificuldades encontradas para um melhor desenvolvimento da leitura com os alunos, pautaram fatos culturais da comunidade que rodeia o mundo da criança. Soares (2003) enfatiza que os vários tipos e níveis de letramento variam de acordo com o contexto social do indivíduo e sua cultura.
O grupo interagiu também em relação às duvidas sobre estratégias de leituras, de como deve ser trabalhada a alfabetização em escolas Municipais que não são beneficiadas por livros enviados pelo MEC.
Enfatizou-se no círculo de cultura sobre a importância da criança ter ensinamento enciclopédico, isto é o que Freire (1987) chama de conhecimento do mundo. A criança aprende dentro do mundo é da cultura que vive, desta maneira justifica-se a contribuição freireana no processo de aprendizado, pautado por Freire (1989, p.11): "A leitura do mundo precede a leitura da palavra".
No artigo discutido, Souza e Serafim (2009) nos relatam sobre práticas pedagógicas que fazem parte do cotidiano da sala de aula de Educação infantil, práticas estas que auxiliam no processo de leitura dos alunos, estimulando seu desenvolvimento, direcionando-os no processo de alfabetização e de letramento, levando-os a serem alfabetizados e letrados. Neste caso, é essencial que o professor trabalhe com textos diversificados, como jornais, revistas, e, principalmente, de literatura infantil.
Segundo Paulo Freire (1987), o professor deve atuar como pesquisador, mediador e agente facilitador.
A ideia freireana de aprendizagem é de que, no ambiente escolar, todos se transformem em agentes de conhecimento, enaltecendo a importância do papel do professor de que, enquanto mediador, o dever de estar sempre estimulando, desenvolvendo a capacidade de imaginação do aluno, instigar sua curiosidade, através de práticas voltados para a sua interação com o outro e com o mundo.
O círculo de cultura enriqueceu meus conhecimentos em relação à prática e teoria, numa compreensão de que ambas caminham juntas. Assim, pude aprimorar meu conhecimento sobre leitura e escrita na compreensão do desenvolvimento infantil em diferentes fases e idades. Conclui Freire (1987, p. 98) que o círculo de cultura (que conhecemos como "roda" na Educação Infantil) é uma troca de relatos do nosso cotidiano, em que podemos aprender com os outros.


Referências bibliográficas:

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 17ª. ed. 1987.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 1989.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

SOUZA, Helen Danyane Soares Caetano de Souza; SERAFIM, Mônica de Souza. A mediação da LEITURA na educação infantil: onde a leitura de mundo precede a das palavras. In: RODRIGUES, Caroline; SILVA, Cláudia Heloísa Schmeiske da; LOPES, Iveuta Abreu; BERTONI-RICARDO, Stella Maris; MACHADO, Veruska Ribeiro. Leitura e Mediação Pedagógica. v. 30. São Paulo: Parábola Editorial, 2009. (Série Estratégias de Ensino).

Jovita Mendes dos Santos (7º semestre Pedagogia PARFOR)

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