quarta-feira, 6 de maio de 2015

Círculo de cultura 2: a importância da mediação pedagógica da leitura


Reflexão sobre a atividade “círculo de cultura”, realizada em 13 de abril de 2015, na aula de Conteúdo e Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa, em que foi problematizado o texto da autora Vera Aparecida de Lucas Freitas (2009), Mediação: Estratégia Facilitadora da Compreensão Leitora. A atividade aconteceu na Universidade Católica de Santos, com a turma do 7º semestre do curso de Pedagogia.
A aula foi iniciada com dois círculos formados, 
seguindo os princípios pedagógicos freireanos. O primeiro círculo foi o da “cultura”, onde os alunos e professora dialogaram, tiraram dúvidas, expuseram suas ideias, de modo que todos participaram compartilhando seus conhecimentos de mundo. Dessa forma, o “professor e o aluno se tornam sujeitos de um processo em que crescem juntos” (FREIRE, 1987, p. 40). O segundo círculo, de acordo com Paulo Freire (1987), foi o da “investigação”, no qual os participantes observaram e registraram as discussões dos integrantes no círculo da “cultura”. Este modelo didático que favorece o diálogo e a reflexão coletiva se difere da educação “bancária” como nos mostra Paulo Freire em seu livro Pedagogia do Oprimido: “Em lugar de comunicar-se, o educador faz comunicados e depósitos, que os educandos, meras incidências, recebem pacientemente, memorizam e repetem” (FREIRE, 1987, p. 33).
A discussão aconteceu em torno de uma pesquisa (FREITAS, 2009) sobre o desempenho da leitura de uma aluna do 5° ano do ensino fundamental de uma escola pública, situada no Distrito Federal, com o intuito de acompanhar o desenvolvimento das habilidades e estratégias de leitura para que, por meio da mediação pedagógica, essas habilidades fossem ampliadas.
No início da atividade, surgiram diversas perguntas sobre a importância da leitura, desde o início da escolaridade dos alunos, para que estes possam evoluir em seus estudos nos anos posteriores. Foram sendo levantadas questões sobre a leitura e o seu valor cultural, para que os alunos ampliem seu vocabulário.
Em minha percepção, todos os participantes, por meio do diálogo, procuraram expor suas ideias, suas dúvidas, relatando experiências profissionais. Nas palavras de Paulo Freire, “na medida em que os homens simultaneamente vão refletindo sobre si e o mundo, vão aumentando o mundo de sua percepção” (FREIRE, 1987, p. 41). No entanto, em determinado momento, devido a conversas paralelas a professora mediadora, Rosana Pontes, precisou intervir, voltando ao tema da atividade.
Sobre o texto problematizado, foi possível compreender que a mediação pedagógica da leitura, segundo Freitas (2009), apoia o leitor, auxiliando-o a mobilizar conhecimentos anteriores para desenvolver as habilidades específicas para aquela tarefa. Por fim, a atividade aqui delineada foi uma importante ferramenta na conscientização da importância de proporcionar a leitura aos alunos, desde cedo, a fim de que se tornem indivíduos críticos e seres pensantes.

Referências Bibliográficas:

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 17ª. ed. 1987.

FREITAS, Vera Aparecida de Lucas. Mediação: estratégia facilitadora da compreensão LEITORA. In: RODRIGUES, Caroline; SILVA, Cláudia Heloísa Schmeiske da; LOPES, Iveuta Abreu; BERTONI-RICARDO, Stella Maris; MACHADO, Veruska Ribeiro. Leitura e Mediação Pedagógica. v. 30. São Paulo: Parábola Editorial, 2009. (Série Estratégias de Ensino).

Claudenice Gomes (7º semestre Pedagogia PARFOR)

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