segunda-feira, 11 de maio de 2015

O círculo de cultura e a construção coletiva do conhecimento


No dia 30 de março de 2015, a partir das 19 h, tivemos uma aula com a professora de Conteúdo de Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa II, em que participamos de um Círculo de Cultura. 
A sala foi organizada da seguinte forma um grupo fica dentro do círculo para realizar o diálogo e o outro grupo fica fora para fazer as observações e as anotações. O tema gerador foi a "mediação da leitura" (SOUZA; SERAFIM, 2009). O clima estava bem agradável e todos pareciam estar curiosos. As pessoas estavam calmas, todos opinaram, mas a maioria das questões foi respondida com a mediação da professora. A mediação da professora foi fundamental para entendemos mais sobre o assunto. Segundo Freitas (2009, p. 65), todo professor tem a grande missão de levar o aluno a conquistar “autonomia nas ações de ler e escrever”.
A intenção da atividade proposta era aprender e compreender sobre alfabetização e letramento, baseando-nos nas teorias de Paulo Freire (1987), compreendendo seus princípios pedagógicos.
Comparamos nossas vivências com a atividade proposta, discutimos principalmente como eram as práticas escolares de leitura, e como são na atualidade. Antigamente, quase todos da sala só faziam leitura por meio de cartilhas, e hoje em dia, com a diversidade de livros que vêm para as escolas e creches, é raro ver os livros se estragando nas prateleiras das escolas. No entanto, alguns educadores não dão a mínima importância para o ato da leitura e de formar cidadãos leitores. 
As opiniões eram quase as mesmas, até porque todas vivenciam os mesmos problemas no seu dia-a dia . Com base na leitura do texto e na observação da discussão no Círculo de Cultura, pode-se concluir que a leitura é um direito da criança, que a escola é o agente responsável pela inserção da criança no mundo da leitura. Atividades com diferentes gêneros textuais e produção de textos são indispensáveis para ampliar o repertório de palavras da criança, e devem fazer parte da rotina escolar, desde a educação infantil. Para Freitas (2009) o mundo da leitura e da escrita exige que o professor, como mediador, possibilite aos alunos, no processo de ensino e aprendizagem, a leitura, o diálogo, as atividades criativas de problematização, a reescrita de textos, as adaptações às condições da escola, a observação da reação do aluno com as dinâmicas, como mediação na construção do conhecimento.
Considero que o círculo da cultura foi muito produtivo e todos os princípios freireanos estiveram presentes durante a atividade: círculo de investigação; círculo de cultura; tema gerador (leitura); diálogo; leitura de mundo; tematização e problematização (por meio de perguntas). 
Esta é uma atividade que pode ser facilmente inserida na rotina escolar. Ela faz com que o educando sinta-se parte do processo de construção do conhecimento, pois exige ação e reflexão.
Segundo Paulo Freire (1987), com o círculo de cultura, que conhecemos como "a roda", a criança, na educação infantil, se liberta das cadeiras enfileiradas e passa a participar da roda de conversa. Uma educação libertadora, em que a criança começa a ter voz, expor seus sentimentos e trocar experiências de cultura. Também abandona a leitura das cartilhas, em que tínhamos um ensino sistematizado e rígido, e passamos a ter um aprendizado de leitura de mundo, segundo a qual tudo que a criança sabe é relevante para sua aprendizagem.

Referências bibliográficas:

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 17ª. ed. 1987.

FREITAS, Vera Aparecida de Lucas. Mediação: estratégia facilitadora da compreensão LEITORA. In: RODRIGUES, Caroline; SILVA, Cláudia Heloísa Schmeiske da; LOPES, Iveuta Abreu; BERTONI-RICARDO, Stella Maris; MACHADO, Veruska Ribeiro. Leitura e Mediação Pedagógica. v. 30. São Paulo: Parábola Editorial, 2009. (Série Estratégias de Ensino).

SOUZA, Helen Danyane Soares Caetano de Souza; SERAFIM, Mônica de Souza. A mediação da LEITURA na educação infantil: onde a leitura de mundo precede a das palavras. In: RODRIGUES, Caroline; SILVA, Cláudia Heloísa Schmeiske da; LOPES, Iveuta Abreu; BERTONI-RICARDO, Stella Maris; MACHADO, Veruska Ribeiro. Leitura e Mediação Pedagógica. v. 30. São Paulo: Parábola Editorial, 2009. (Série Estratégias de Ensino).

Rosangela Aparecida Bispo (7º semestre Pedagogia PARFOR)

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