quarta-feira, 13 de maio de 2015

Círculo de cultura 2: comunhão dos sujeitos no diálogo

Fizemos um círculo de cultura (FREIRE, 1987), no dia 13 de abril na Universidade Católica de Santos, na sala do curso de Pedagogia do 7º semestre, cujo tema gerador foi "mediação pedagógica da leitura", por meio da problematização do texto: "Mediação: estratégia facilitadora da compreensão leitora", da autora Vera Lucia de Lucas Freitas (2009), em que a professora Rosana foi nossa mediadora.
Para mim, o segundo círculo de cultura foi melhor do que o primeiro, pois no primeiro, principalmente eu, que estava no círculo do diálogo, estava muito nervosa e pouco interagi com o grupo. No entanto, a segunda vez, em que fiz a parte investigativa, me permitiu que eu observasse bem essa prática usada na pedagogia freireana.
A dinâmica foi desenvolvida de modo que as alunas vivenciavam o diálogo, e no círculo de investigação, as alunas estavam encarregadas de fazer as anotações para depois poder reproduzir um registro reflexivo como este.
Pude observar que nesse dia o clima estava agradável, apesar de haver conversas paralelas, umas querendo falar junto com as outras. Havia algumas alunas que estavam inibidas, assim como eu, permitindo que outras alunas se destacassem sempre respondendo as perguntas. Como sempre, a professora Rosana foi fundamental, pois algumas questões foram respondidas com a mediação dela.
O texto problematizado aborda uma pesquisa de leitura com uma aluna do 5º ano. Essa pesquisa foi observada durante 8 meses, tinha o objetivo de mostrar que a mediação pedagógica pode ser muito valiosa para a realização da leitura e a compreensão do texto.
Com base na leitura e observação no círculo de cultura, pudemos concluir que a leitura é direito da criança. A produção de texto com diferentes gêneros textuais é primordial para ampliar o repertório da criança: “A leitura de vários gêneros textuais tem sido vista como um dos fatores responsáveis pelo desenvolvimento do vocabulário. Nessa perspectiva, pode-se pensar que quanto mais se lê mais se entra em contato com palavras desconhecidas pelo nosso dicionário mental”. (FREITAS, 2009, p.75)
O círculo de cultura é uma atividade que nos proporciona conhecimentos, por meio do diálogo, de observação e de interação em que se faz com o grupo. Essa dinâmica pode ser inserida na rotina escolar, pois faz com que o educador faça parte dessa construção. Conforme enfatiza Freire, “o professor é o ser, que não mais educa, mas aquele que aprende no processo de aprendizagem. Ele é educado em diálogo com o educando, porque ambos se tornam sujeitos do mesmo processo”. ( FREIRE, 1987, p. 45)

Referências Bibliográficas:

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREITAS, Vera Aparecida de Lucas. Mediação: estratégia facilitadora da compreensão LEITORA. In: RODRIGUES, Caroline; SILVA, Cláudia Heloísa Schmeiske da; LOPES, Iveuta Abreu; BERTONI-RICARDO, Stella Maris; MACHADO, Veruska Ribeiro. Leitura e Mediação Pedagógica. v. 30. São Paulo: Parábola Editorial, 2009. (Série Estratégias de Ensino).

Fátima Florindo da Silva (7º semestre Pedagogia PARFOR)

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