sexta-feira, 20 de novembro de 2015

O que é currículo escolar?



Currículo escolar corresponde à organização do conhecimento
escolar, abrangendo muito mais do que os conteúdos disciplinares, ou seja, envolve as relações hierárquicas: professor/alunos e administração/professores; relações de classes sociais, questões étnicas e de gênero; a sistematização das formas de produção, transmissão e assimilação dos conhecimentos etc.
Desta forma, tem-se que o currículo é uma construção cultural e,
portanto, não estático.
Atualmente, a organização do currículo escolar se apresenta de
forma fragmentada e hierárquica, isto é, as disciplinas são compartimentadas e hierarquizadas segundo um critério de importância, sendo os conteúdos passados isoladamente e com carga horária diferenciada.
Referido sistema tem sido alvo de críticas, uma vez que, não
corresponde à realidade da complexidade da vida, apontando-se assim para a necessidade de uma maior flexibilidade e consequentemente interdisciplinaridade.
Fala-se ainda na existência do currículo oculto que corresponderia
às formas de organização do ensino estabelecidas nas relações práticas dos professores e alunos, não estampadas por escrito no currículo oficial, como, por exemplo, a estipulação de códigos disciplinares.
Já matriz curricular é a atual designação para a anterior grade
escolar que corresponde à divisão em disciplinas dos conteúdos a serem trabalhados em um certo tempo e espaço. Observe-se que, a alteração da denominação de grade escolar para matriz escolar já representa a tendência para a interdisciplinaridade.
Como já dito, o currículo é uma construção cultural que abarca as
relações de aprendizagem, ensino, pesquisa e divulgação da cultura, refletindo nessas ações o pluralismo de ideias e concepções pedagógicas. Logo, sua importância revela-se na medida em que o currículo escolar influencia a formação da identidade escolar, bem como a dos alunos.

Talita Christian Fagundes - Letras (2º semestre)

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