sexta-feira, 20 de novembro de 2015

O que é currículo escolar?


Visto que um currículo escolar é um meio pelo qual a escola se organiza, a escola deve implementá-lo de forma a viabilizar um ensino de qualidade e para todos, respeitando o multiculturalismo
e a individualidade de cada aluno.
O currículo escolar é orientado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais, pelos Parâmetros Curriculares Nacionais e, na escola, é o Projeto Político Pedagógico (PPP) 
que orienta as atividades educativas e seus objetivos, bem como devem ser desenvolvidas. O PPP é o documento de identidade da escola e deve traçar as metas que os gestores, professores, alunos e comunidade escolar têm de seguir para cumprir o quê, quando e como ensinar e avaliar, unindo teoria e prática. 
Assim, o currículo escolar precisa ser visto como um ponto de partida. É importante também que esse currículo seja aberto a alterações, modificações e melhoramentos para eventuais ocasiões que necessitem de ajustes para o melhor desempenho e qualidade escolar, o melhor desenvolvimento e aproveitamento do indivíduo e de uma participação plena e ativa deste na sociedade. A escola precisa ensinar seres pensantes, que questionam o quê presenciam, o quê veem, o quê leem.
A elaboração de um currículo escolar deve levar em conta o conteúdo e os conhecimentos que precisam ser trabalhados pela escola, utilizando o conhecimento e a experiência de mundo dos alunos. Assim, pode-se ter uma melhor relação ensino/ aprendizagem.
É importante que se articulem os campos disciplinares com as questões relacionadas ao cotidiano da escola e dos alunos. É crucial que se unam as finalidades das diferentes disciplinas em um senso comum e que os professores se reúnam e troquem informações e experiências escolares entre si para a melhor elaboração do currículo escolar.
A matriz curricular é o conjunto de todas os componentes curriculares (disciplinas) que o aluno precisa cumprir para a conclusão do seu curso. Cada disciplina tem um número “x” de horas que precisam ser cumpridas. A soma de todas estas horas é o total necessário para a conclusão do curso. As matrizes curriculares são elaboradas pelos sistemas de ensino, em nível estadual e municipal.
Tendo em vista todos estes conceitos, percebe-se que há a necessidade de envolver critérios de ensino e avaliação que respondam à necessidade da absorção do conhecimento pelo indivíduo, visto que este deve se tornar um sujeito ativo na sociedade em que vive, e que o papel da escola é fundamental
para a construção deste minucioso processo social.

Referências bibliográficas:

Perguntas Frequentes. Disponível em:
<http://www.fadergs.edu.br/fadergs/user/file/Perguntas-Frequentes-Mudanca-de-Matriz-Curricular.pdf >. Acesso em: 26 de set de 2014.

Salto para o futuro: Currículo Escolar. Disponível em:<https://www.youtube.com/watch?v=elqdmXCGVAw&feature=youtu.be>. Acesso em: 26 set, 2014.

Raphaela Mouco Fernandes - Letras (2º semestre)

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