sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Compreendendo conceitos de currículo e matriz curricular


Os conceitos de currículo e matriz curricular são, ao mesmo tempo,
próximos e distantes. Currículo compreende tudo o que compõe a organização do conhecimento escolar. No entanto, o processo de desenvolvimento do currículo é cultural, e, por esse motivo, não é neutro e exige que mudanças periódicas sejam feitas para que ele contemple a diversidade cultural que a escola recebe.
O conceito de matriz curricular está ligado ao norteamento das informações e disciplinas que serão ministradas aos alunos ao longo do ano, assim como o estabelecimento de um limiar que determine o mínimo que deve ser abrangido em sala. Assim, podemos perceber que a matriz é a configuração prática dos conteúdos escolares das exigências do currículo, que são mais amplas.
A matriz curricular, como síntese de conteúdos do currículo, é muito importante no dia a dia escolar, uma vez que pode ser utilizada para otimizar e enriquecer o trabalho do professor, porém, observamos algumas dificuldades na sua utilização. Uma escola, ou um professor, com pouco comprometimento, poderia utilizar-se do
plano básico do currículo para lecionar de forma a cumprir apenas com o mínimo exigido, deixando, assim, de estimular os alunos a desenvolver melhor suas potencialidades. Da mesma maneira, se o currículo for desatualizado e superficial, não contemplará a realidade que a escola vive, e com isso, deixará de ser eficiente. Não é estranho, portanto, observarmos em muitas escolas o alto nível de desinteresse dos alunos com o assunto da aula e até mesmo com a figura do professor. Um currículo desatualizado dissolve os laços que há tanto custo estes profissionais tentam estabelecer com os educandos, e faz com que todos enxerguem a escola como algo obsoleto e sem propósito.
Por isso, é possível perceber a importância do currículo em uma
educação de qualidade! Um currículo bem elaborado é capaz de integrar o aluno ao conteúdo, mostrar para ele o poder libertador da educação em seu dia a dia, e, mais do que isso, instigá-lo a conectar o conhecimento da escola com o seu desenvolvimento pessoal. Tais práticas podem ser usadas como poderosas ferramentas de transformação social.

Natália Pereira Santos Ribeiro - Letras (2º semestre)

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