domingo, 13 de setembro de 2015

Transformando o ato didático



O documentário “Paulo Freire Contemporâneo” deveria ser  referência básica na formação, não só dos profissionais das áreas educacionais, mas também na formação do ser humano como cidadão.
Cidadão esse (nós) que, por estar inserido e moldado na educação bancária, que é aquele tipo de educação em que o professor detém todo o conhecimento, passa conteúdo e o aluno recebe, não havendo uma troca mútua de ensinamentos e conhecimentos, acaba por não desenvolver o senso crítico, não acreditando então em seus saberes, e não reconhecendo e questionando seus direitos perante as camadas dominantes.
Todos os princípios pedagógicos de Paulo Freire mostrados no documentário são aplicáveis tanto em salas de aula do começo do século passado, quanto em salas de aula de uma escola do século 21, evidenciando que pouquíssimas coisas mudaram nesse considerável espaço de tempo. Cabe aos discentes, que em breve se tornarão docentes, mudarem essa realidade, de acordo com a ideologia freireana que agrega conceitos antropológicos, sociológicos e pedagógicos que vão além da sala de aula. 

Nesse documentário, é explicitamente apresentada a “pedagogia do oprimido”, em que uma classe menos favorecida (e que não é de interesse das camadas superiores que essa população saia dessa realidade) é inserida no “círculo de cultura”, que nada mais é do que  uma sala de aula que tem como principal objetivo alfabetizar jovens e adultos, quebrando o arquétipo da educação bancária.
Freire defende o diálogo entre educando e educador para que aconteça o ato didático, ou seja, a interação harmoniosa e mútua entre o aluno, o professor e o objeto (conhecimento). 
A fantástica metodologia utilizada foi a de palavras e temas geradores, trazendo o cotidiano dos discentes para o “círculo de cultura”, facilitando o aprendizado, a contextualização e internalização do conteúdo, já que essas palavras faziam parte da vida dos alunos, tornando o aprendizado mais significativo, problematizador e consciente.
 
Isabel dos Santos Ferreira - Ciências Biológicas 

(2º semestre 2015-2)

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