terça-feira, 8 de setembro de 2015

Ser amoroso


Este poema exala transformação...
Li que, numa entrevista, a respeito da relação entre educação e a arte, Freire argumentou: “Eu penso que, no momento em que você entra na sala de aula, no momento que você diz aos estudantes, 'Oi! Como vão vocês?',você inicia uma relação estética. Nós fazemos arte e política, quando ajudamos na formação dos estudantes, sabendo disso ou não. Conhecer o que de fato
fazemos, nos ajudará a sermos melhores.”

Entendi que Freire afirma que o processo da educação é, necessariamente, um processo artístico. O professor é um
artista, quando cria e recria o conhecimento, compartilhado
com os alunos. Então, a educação é, por natureza, um exercício estético.
Mais Freire...
Outro ponto que faz da educação um momento artístico é, exatamente, quando ela é, também, um ato de conhecimento. Conhecer, para mim, é algo de belo! Na medida em que conhecer é desvendar um objeto, o desvendamento dá 'vida' ao objeto, chama-o para a 'vida', e até mesmo lhe confere uma nova 'vida'. Isto é uma tarefa artística, porque nosso conhecimento tem qualidade de dar vida, criando e animando os objetos enquanto estudamos.”
A arte, em suas diversas atividades, desperta nos alunos novos valores, desenvolvendo o sentido de apreciação estética do mundo, recorrendo a referências e conhecimentos básicos no domínio das expressões artísticas, exprimindo sentimentos, emoções suscitados
pelos textos, sensibilizando e estabelecendo interações através de diferentes linguagens.
Isso me alenta...
Terminando com ele mesmo...e quem mais, com tanto AMOR???!!!...
Eu sou um intelectual que não tem medo de ser amoroso. Amo as gentes e amo o mundo. E é porque amo as pessoas e amo o mundo, que eu brigo para que a justiça social se implante antes da caridade”.

Maria Izabel Tornatore de Freitas Portela
Filosofia (2º semestre 2015-2)

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