segunda-feira, 7 de setembro de 2015

A utopia essencial de Freire para os educadores


Por meio dessas palavras de Paulo Freire, conseguimos entender o princípio de seu pensamento. É possível mudarmos o mundo.
Paulo Freire, nascido em 1921, em Recife, Pernambuco, é conhecido por suas críticas à educação da década de 1950/60, e em seus trabalhos ressalta generosidade e bondade como pessoa humana. 
Freire insere o oprimido na escola, condição que era inviabilizada pela cultura dominante. Com isto, Paulo Freire recebeu a nomenclatura de revolucionário. Para o autor, o ser humano está em constante evolução, ou seja, é um ser inacabado. Essa concepção o faz ir de encontro ao sistema de "educação bancária", em que o professor deposita conhecimentos nos alunos, para depois, ao final de um ano letivo, cobrar esses conhecimentos. 
Um ensino freireano precisa ir contra este ensino “bancário” e ir rumo à libertação e humanização dos alunos, pois, dentro da escola, o professor pode aprender a ensinar e o aluno aprender a aprender.
No documentário "Paulo Freire Contemporâneo", é possível ver diversas experiências freireanas que mostram como essa pedagogia pode ser eficaz e humanizadora, desde exemplos simples, em que os professores mudam a forma de acolher os alunos, ao se relacionarem como pessoas, além da hierarquia professor-aluno. 
Há ainda exemplos mais complexos, como escolas rurais que trabalham a importância da agricultura, assim a escola funciona como espaço sociocultural, integrando a vivência do aluno e o ensino de conteúdos tradicionais.

João Victor Concer Corrêa - Letras (2º semestre 2015-2)

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