quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Minha sala de aula


http://www.oficinadeimagens.org.br/wp-content/uploads/2012/06/edu_infantil.jpgEstou na sala diante dos meus alunos, alguns ainda com 4 anos, outros já estão com 5 anos. Olhando para eles, vejo como o tempo é sábio, como ele faz as coisas com tanta perfeição!
Quando o ano começou, esses pequenos seres vieram para seu primeiro dia de aula, cheios de medo e desconfiança, choravam tanto que parecia uma sinfonia. A Diretora da escola, diante de tantos choros e gritos, quis mandar a inspetora de alunos para me ajudar, coisa que não aceitei, pois eles tinham que se acostumar comigo.
Passados 15 dias, já entravam sem chorar. A que mais deu trabalho foi a Franciele, levou quase um mês, mas hoje é minha maior fã!
Muitos não sabiam nem pegar no lápis, foi o projeto de adaptação mais longo que experimentei. Hoje, vendo-os envolvidos em brincarem juntos, saber que aquelas crianças que chegaram à sala, com o olhar cheio de desconfiança e medo, tornaram-se mais confiantes de si, expressam suas vontades, respeitando o amigo, é uma grande conquista para mim.
Tenho para com eles sentimentos de mãe para filhos e de educadora para educandos. Dentre todas as salas que tive, durante estes 8 anos como professora em Mongaguá, e nessa mesma escola, essa sala foi a que mais me apaixonou. A pedido dos pais, no ano que vem continuarei com a sala. Explico melhor: quando minha coordenadora me pediu para pegar sala de NII alfabetização, disse que só pegaria se fosse a "minha sala" e, na reunião de pais e mestres, conversei com os pais e todos responderam que gostariam que eu continuasse como professora de seus filhos. Todos, exceto a mãe do Cauã que disse que ele irá para outra escola. Isso é muito gratificante para o professor, saber que é bem visto pelos pais de seus alunos.
Faltam 15 dias para terminarem as aulas e confesso que estou com saudades dos meus pequenos!!!!

Vera Lucia Salvador Morgado - 

4º semestre 2012/2

Nenhum comentário:

Postar um comentário