segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Educar é doação


No dia 15/08/2015, na aula de Práticas de Ensino Fundamental e Médio, nos foi apresentado um documentário que relata a história e vida de Paulo Feire, atuando na área da educação.
No decorrer do documentário, é notável que Paulo Freire chegou
definitivamente para renovar aquilo que estava se apagando, a Educação. Com seu empenho, demonstrou grande interesse em ajudar a transformar a relação ensino-aprendizagem.
Vivemos em uma sociedade em que tudo se resolve na base da dominação, e a educação, nos tempos atuais, se encaixa ainda nesse modelo. Mas Freire chegou quebrando todas as barreiras que pudessem conter e trouxe novos métodos, de acordo com a trajetória de vida de cada um. 

Um método muito eficaz: buscar compreender e melhorar a vida daqueles oprimidos e excluídos pela sociedade.
Existem grandes métodos que são fundamentais para aqueles que pretendem aplicar a filosofia nas salas de aula e Freire foi capaz de utilizar algumas dessas ferramentas, como a capacidade de recriar, desenvolver processos novos de acordo com a história de cada indivíduo. 
O ideal seria se os jovens pudessem questionar sem temor algum a repressão pelo educador. Freire nos ensina que os educadores necessitam utilizar o diálogo com seus educandos.
"[...] conhecimento e compreensão; comunicação e diálogo aberto; tematizações de vivências cotidianas; reflexões sobre o mundo e a realidade que nos rodeia; contemplação do mundo real concreto; maior interação entre professor-alunos e aluno-aluno; crescimento pessoal e aprendizagens investigativas que contribuam para o pensar-agir reflexivo, a fim de que possamos viver e conviver melhor com as pessoas". (THOMAL, 2001, p. 62)

Referências bibliográficas:

THOMAL, A. O desafio de pensar sobre o pensar: investigando sobre teoria do conhecimento. Florianópolis: Sophos, 2001.

PAULO FREIRE Contemporâneo. Direção de Toni Venturi. Brasília: Olhar Imaginário, Realização SEED/MEC, 2007. (53 min), son., color., educacional.

Francisco Felipe Sales Silva - Filosofia (2º semestre 2015-2)

Nenhum comentário:

Postar um comentário