domingo, 30 de agosto de 2015

Fragmentos de Freire


Paulo Freire (1921-1997) foi um ilustre educador brasileiro reconhecido internacionalmente. Seu método de alfabetização de adultos, de cunho político, o tornou conhecido. 
Penso que o propósito do seu pensamento pedagógico é propiciar oportunidades para o autoconhecimento do aluno. Isto é, perceber os desfavorecidos da sociedade, atingir o entendimento da situação de opressão e agir de modo que a autonomia seja conquistada. 
Os conceitos que estão presentes em seu livro Pedagogia do Oprimido representam boa parte de sua obra. 
Freire foi um defensor da criticidade e reprovava o ensino que era
oferecido na maioria das escolas de sua época, classificando-o como "educação bancária". Nesta, o professor detém o saber a ser transmitido ao aluno receptivo, obediente. Freire é contra a ideia de que ensinar é transmitir conhecimento. Para ele, o professor deve possibilitar a construção de conhecimentos pelo educando.
Com base em uma pedagogia humanizadora, o profissional da educação precisa aprender a manter o aluno em contato com conteúdos, abandonando a hipótese de verdade absoluta, pois é preciso se ter em mente que cada pessoa tem suas peculiaridades, faz parte de uma cultura diferente, e não cabe ao professor julgá-las como melhor ou pior. É importante perceber que educando e educador aprendem juntos, desde que seja possível para o educando expressar-se. Outra parte essencial do método de alfabetização freireano é a valorização da cultura do aluno, a partir de palavras geradoras, sendo essas palavras comuns ao cotidiano do
educando. Por exemplo, "tijolo", palavra conhecida para um operário, após a discussão do contexto em que essa palavra está inserida, há o seu desdobramento em sílabas, mostrando todas as situações possíveis na leitura e escrita. 
Nesse sentido, o uso de palavras geradoras continua funcionando muito bem em programas de alfabetização, não só no Brasil, como em muitos outros países.

Julieth Vilarinho - Filosofia (2º semestre 2015-2)

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