domingo, 30 de agosto de 2015

Paulo Freire, expoente da educação


Como um simples homem pôde conduzir uma revolução? Nascido no Recife em 1921, Paulo Freire nos brindou com a educação dialética, modelo no qual ele propôs a quebra da educação como era – e ainda é: o professor fala e o aluno simplesmente anota e reproduz, sem nenhuma reflexão.
É desse simples, mas magnífico homem, que o vídeo nos fala, desde a infância simples em Pernambuco, até a transformação em referência nacional e internacional. O documentário mostra depoimentos de parceiros de Freire, assim como os dele, colocando pontos de vista e experiências.
Freire criou um modelo de alfabetização que possibilita a uma pessoa em quarenta dias ser alfabetizada, coisa que a EJA até hoje tem dificuldades em realizar em mais tempo. Escreveu a Pedagogia
do Oprimido, seu mais famoso livro, durante a ditadura militar. Foi exilado e viveu principalmente no Chile, por ser considerado subversivo – afinal ele estimulava o que os militares não queriam: fazer com que o cidadão simples refletisse sobre sua própria realidade.
Nos tempos de recrudescimento da alienação e do conservadorismo, o patrono da Educação Brasileira nunca foi tão atual e necessário. Nossas crianças e jovens necessitam com urgência de uma grande dose freiriana, para que possamos torná-los cidadãos pensantes, de forma a vislumbrarmos um futuro melhor para nosso país.

Marcelo Villela Petersen – Letras (2º semestre 2015-2)

Nenhum comentário:

Postar um comentário