segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

O livro que recomendo para crianças



Escolhi falar do livro O menino, seu avô e a árvore da vida, do autor Padre José Bortolini, que é formado em Filosofia e Teologia e mestre em Bíblia. Escreveu dezenas de livros no campo da Sagrada Escritura e participou de três traduções diferentes da Bíblia. Escreve contos, textos para crianças e também é poeta.
O livro tem ilustrações de Márcia Franco, mineira de Belo Horizonte, que é artista plástica e ilustradora, especialista na técnica de pintura de aquarela, o livro contém ilustrações coloridas e delicadas, de fácil compreensão para um bom entendimento da história. Segundo a classificação proposta por Luis Camargo, trata-se de uma ilustração "tradutora", ou seja, a ilustração amplia as possibilidades de interpretação do livro. 
Essa história relata a grande amizade entre avô e o neto, chamado Tiqvá. Pelo final de tarde, saiam para caminhar, e durante essas caminhadas que faziam lado a lado o avô ensinava ao menino vários segredos e alguns mistérios sobre a vida.
Durante uma caminhada, ele revela ao neto um segredo que salvaria os idosos do reino onde moravam. A história relata como um rei de coração endurecido toma a decisão de expulsar todos os idosos do reino por julgar que eles eram improdutivos, e não percebe que assim está perdendo pessoas com muita experiência e sabedoria.
É uma linda história que nos ensina como podemos aprender muito com as outras gerações que, no livro, são representadas pelo avô e o menino.
TRECHO DO LIVRO
Tiqvá voltou a caminhar todos os dias com seu avô, aprendendo dele muitos segredos para uma vida feliz.
E todos, naquela região, descobriram que a salvação muitas vezes pode estar nas pessoas que julgamos inúteis ou improdutivas
...
Recomendo esse livro, porque a história nos leva a refletir sobre como é importante o amor e o respeito ao próximo, independente da idade, cada um tem seu valor e sua sabedoria.
Nascemos incapazes e, muitas vezes, morremos incapazes.... Ame o próximo! Essa é a grande reflexão que o livro nos deixa.


Marisa Alves - 3º semestre 2013/1 

Nenhum comentário:

Postar um comentário