segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

O livro de Literatura Infantil que amo e Recomendo


O título do livro é o Patinho que não aprendeu a voar, escrito por Rubem Alves e ilustrado por Ivan Coutinho. O gênero do livro é poético, de literatura infanto-juvenil, para crianças acima de10 anos de idade.
Amo esse livro, porque ele fala sobre a liberdade de uma maneira envolvente. O leitor se sente atraído pela leitura, querendo saber cada vez mais o que acontecerá com aquele patinho teimoso.
A ilustração é um caso a parte, sendo bem colorida, aumenta o interesse não só das crianças, mas dos adultos também. No decorrer de toda a leitura, o pai dos patinho tenta de todas as maneiras fazer com que seus filhos aprendam a voar, para que se tornem patos selvagens de verdade e não sejam domesticados pelos humanos, mas um deles não leva tão a sério os conselhos do pai, para seu desespero.
Com o passar do tempo, o pai precisa tomar uma decisão muito difícil, a de partir sem um de seus filhos, pois ele precisa seguir em frente, mesmo contra a sua vontade.
Além da liberdade, o livro traz uma discussão entre pais e filhos sobre qual decisão precisam tomar ao longo de suas vidas.
O autor Rubem Alves nasceu no dia 15/09/1933, em Boa Esperança, Minas Gerais. Em 1963, foi estudar em Nova York, e torna-se mestre em teologia pelo Union Theological Seminary. Quando retornou ao Brasil, em 1964, foi acusado pela igreja de subversão.
Foi perseguido pelo regime militar e, em 1964, retorna com a família para os Estados Unidos, tornando-se doutor em Filosofia (ph.D.), em Princeton Theological Seminary.
Alguns anos depois. de volta ao Brasil, foi convidado para dar aula de Filosofia na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras, na cidade de Rio Claro (SP). E foi na literatura que ele encontrou forças para conseguir ir em frente nas horas mais difíceis, atualmente o autor tem vários livros publicados.
Ele é membro da Academia Campinense de Letras, professor-emérito da Unicamp e cidadão-honorário de Campinas, onde recebeu a medalha Carlos Gomes de contribuição à cultura.    
Amo e recomendo esse livro, porque podemos trabalhar valores na educação infantil através da poesia. Esse livro é para pessoas que apreciam uma leitura dinâmica, na qual o final é você que escolhe.

Claudenice Gomes - 3º semestre 2013/1


Nenhum comentário:

Postar um comentário