segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Um ótimo livro de literatura infantil


Na infância lia muito, pois fui alfabetizada com quatro anos, e minha mãe trabalhava demais, logo precisava de ocupação. Li desde Cazuza, de Viriato Correa, passando por Contos Infantis. Como eu era terrível, minha mãe fazia questão de comprar livros com fundo moral, como A raposa e as uvas, Os três porquinhos, João e Maria e por aí vai.
Até hoje aprecio uma boa leitura, não importa o gênero,embora tenha que admitir que não tenho lido o tanto quanto gostaria.
O livro que eu recomento é da escritora Ruth Rocha, O trenzinho do Nicolau. Faz parte do acervo do Programa Nacional Biblioteca da Escola, de 2010, com ilustrações de Luiz Maia, Editora Salamandra.
A narrativa do livro é leve, de fácil assimilação, fazendo com que as crianças possam embarcar na aventura.
Nicolau é um maquinista bem feliz,viaja no seu trenzinho, passa a vida por paisagens, pessoas, animais, vê tudo da janela de seu trenzinho.
O tempo passa e um dia, como tudo na vida, o trem pára de funcionar, o Nicolau se aposenta, mas aquela vida de aventuras ele não consegue esquecer. Um dia, vai à antiga estação e fica sabendo que o seu querido trem, agora viraria sucata e ele percebe o quão sozinho estava. Então, tem a brilhante ideia de comprar o velho amigo. Com isso, ele volta a ficar com o trem, só que, ao invés de voltar aos trilhos, ele o usa para atrair crianças que, com a imaginação, farão suas próprias aventuras dentro do trenzinho do Nicolau.
A autora Ruth Machado Louzada Rocha já escreveu mais de 130 livros infantis. É imortal da Academia Brasileira de Letras, sua formação acadêmica é em Sociologia. Seu livro Marcelo, Martelo, Marmelo já vendeu mais de 1 milhão de exemplares e, conforme admite a autora, sua obra foi influenciada por Monteiro Lobato. Ganhadora de 04 prêmios Jabuti, a escritora recebeu também a Comenda da Ordem do Ministério da Cultura.
Com ilustrações coloridas, divertidas, que têm uma sequência fácil para ajudar na efabulação, eu recomendo esse livro. É uma leitura atual, mas que traz uma conduta de valores que acho que vale a pena insistir: não existe modernidade sem que haja sentimentos, como a amizade e o respeito pelo passado.

Quésia Ângelo de Lima - 3º semestre 2013/1


Nenhum comentário:

Postar um comentário